Dentes do siso: quando devem ser mantidos e quando precisam ser extraídos

Dentes do siso: quando devem ser mantidos e quando precisam ser extraídos
Por serem os últimos a nascerem, é comum que não haja espaço para o nascimento dos dentes

26/07/2021 | Dicas de Saúde

Os terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso, são os últimos dentes a se formar, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Exatamente por serem os últimos, é muito comum que não haja espaço para que possam nascer e serem utilizados para mastigação. 

Apesar de acontecerem casos do que chamamos de agenesia, que é quando não ocorre a formação do dente em si, se este dente está presente, independentemente de ter nascido ou não, é interessante que se faça uma avaliação cuidadosa com um especialista. Neste caso, o cirurgião bucomaxilofacial. “É necessário avaliar se é possível manter esses sisos ou se necessitamos removê-los. Isso mesmo! Nem todo siso precisa necessariamente ser retirado”, assegura o Dr. Eduardo Parente, cirurgião bucomaxilofacial da MedCal.

A Dra. Carla Salvi, também especialista da MedCal, explica que a manutenção dos terceiros molares pode ocorrer naqueles casos em que o paciente tem espaço suficiente nas arcadas dentárias e consegue realizar boa higienização. “Porém, é muito mais comum que não se tenha espaço suficiente para nascerem ou que não se consiga um cuidado adequado para manter a saúde bucal, o que implica em necessidade de remoção”, diz. “Podemos desenvolver patologias na região dos terceiros molares, como cistos e tumores, cáries, lesões inflamatórias-infecciosas, reabsorções dentárias, sem falar na sintomatologia dolorosa que isso tudo pode causar”, alerta.

Por esses motivos, quando o siso não possui espaço suficiente para sua erupção (para nascer), a indicação é que ele seja removido o mais rapidamente possível.

A melhor época para a extração dos sisos, de acordo com os cirurgiões da MedCal, é entre os 15 e os 18 anos. “É quando o adolescente apresenta um excelente padrão de cicatrização, as raízes dos sisos são menores e a proximidade com estruturas importantes é rara”, afirma a Dra. Carla. “Isso reduz expressivamente os riscos de complicações”, completa o Dr. Eduardo.

Em geral, a remoção é feita em consultório odontológico, sob anestesia local e a recuperação se dá em aproximadamente 5 a 7 dias, necessitando de repouso e cuidados simples.

Se você tem dúvidas, já sentiu/está sentindo dores ou incômodos, se precisa saber em que estágio ele está, se há necessidade de remoção ou não, agende uma consulta com algum dos especialistas da MedCal. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1709 ou acesse o Agendamento Online.