Você sabe diferenciar resfriado de gripe ou Covid-19 nos pequenos?

Você sabe diferenciar resfriado de gripe ou Covid-19 nos pequenos?
Provocadas por vírus diferentes, todas apresentam sintomas semelhantes

26/08/2021 | Dicas de Saúde

Olho lacrimejando, febre, dor no corpo, nariz escorrendo, tosse... Esses sintomas aparecem nas crianças com mais frequência no frio e em tempos de mudanças repentinas e abruptas de temperatura. E, se até dois anos atrás os pais ficavam confusos para saber se era gripe ou resfriado, com a chegada do coronavírus, a dúvida ganhou mais um elemento e aumentou a preocupação. Será Covid-19? Você sabe como diferenciar cada um deles?

A Dra. Renata Araujo Alves, pediatra da MedCal e o Dr. Adriano Caldart, Otorrinolaringologista da MedCal, explicam que é possível fazer essa distinção e dão dicas sobre como identificar e até tratar cada um.

Ainda que essas doenças respiratórias virais tenham início e sintomas bastante parecidos, como febre, tosse, dores pelo corpo, cabeça ou garganta, além de diarreia, falta de apetite e náusea. "Como a Covid-19 muitas vezes não apresenta sintomas nas crianças, a identificação pode ser mais difícil", afirma o Dr. Adriano. "Daí a importância de realizar os testes cerca de três a quatro dias após os primeiros sintomas", alerta o otorrinolaringologista.

Gripe, resfriado ou Covid-19?

A Dra. Renata afirma que, embora não haja regra para a forma como as doenças se manifestam, geralmente a maneira como o quadro evolui pode ajudar a identificar se é gripe, resfriado ou covid-19.

Gripe

Evolução rápida. Surge repentinamente com sintomas fortes, como febre alta e intenso mal-estar.

Resfriado

Evolui lentamente e os sintomas são mais leves, como febre baixa. Costuma melhorar em poucos dias.

Covid-19

Geralmente a evolução é gradual, com quadro agravado após o 8º dia. Em crianças, os sintomas costumam ser muito leves e, por vezes, incluem manchas vermelhas pelo corpo. 

"Embora indícios como o modo de evolução dos sintomas possam dar pistas sobre de qual doença se trata, somente um médico conseguirá fazer o diagnóstico", afirma o Dr. Adriano. "Isso vale especialmente para as crianças, principalmente no caso da Covid-19, já que em boa parte dos casos os pequenos não apresentam sintomas", completa a Dra. Renata.

Por isso, se o seu filho está sentindo qualquer um desses desconfortos, agende uma consulta com nossos especialistas. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.