LACTOSE É VILÃ DO EMAGRECIMENTO?

LACTOSE É VILÃ DO EMAGRECIMENTO?
Mas será que consumir produtos sem lactose é de alguma forma vantajoso para o emagrecimento?

16/09/2021 | Dicas de Saúde

LACTOSE É VILÃ DO EMAGRECIMENTO?

Na tentativa de facilitar e agilizar o processo de emagrecimento, alguns alimentos acabam sendo apontados como "vilões'' e se cria a falsa impressão de que, ao deixar de consumi-los, os objetivos de emagrecimento serão alcançados mais rapidamente. 


Não é incomum encontrar pessoas que tiraram a lactose da dieta com o objetivo de perder peso, mas será que consumir produtos sem lactose é de alguma forma vantajoso para o emagrecimento?

Afirma Dra. Aimée Bianchessi, endocrinogista da MedCal, que ainda não há evidência científica no momento que apoie essa conduta, ou seja, até onde sabemos o consumo de lactose não tem influência direta sobre perda ou ganho ponderal.  


Dra. Aimée destaca que, é claro que no caso de pessoas com intolerância ou má absorção de lactose a retirada desse produto da dieta se justifica para a melhora de desconforto abdominal e outros sintomas associados ao consumo desses alimentos 

Além disso, o leito é um alimento rico em nutrientes e com alto teor de proteína que é um macronutriente que está fortemente relacionado à sensação de saciedade e construção da massa muscular. 

“O ponto que mais me preocupa é ver pessoas completamente saudáveis fazendo restrições de alimento igualmente saudáveis (e nutritivos) sem ganho aparente algum e ainda correndo o risco de estar deixar de prestar atenção no que realmente importa para o emagrecimento, deixando de lado outras atitudes que seriam muito mais efetivas”, menciona Dra. Aimée Bianchessi

Vale destacar que que alguns derivados de leite são realmente muito calóricos, como os queijos amarelos, por exemplo, mas que isso não tem relação com a lactose e que em uma dieta hipocalórica, visando a perda de peso, eles podem ser facilmente substituídos por versões menos calóricas como os queijos brancos (ricota, cottage, minas) e com isso manter o aporte de proteínas e cálcio de que o nosso corpo tanto precisa para se manter saudável, principalmente durante o processo de perda de peso, onde além de mobilizar reserva de gorduras podemos perder também massa magra e até massa óssea.


O ideal é que seja feito com acompanhamento médico especializado, para que se possa atingir o objetivo de uma forma saudável, sem prejuízos à saúde - sem influência de modismos alimentares e sem cortes drásticos de grupos alimentares inteiros.

Agende sua consulta com o Dra. Aimée Bianchessi para que ela possa te ajudar nesse processo. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1709 ou acesse o Agendamento Online.