Outubro Rosa: quem procura, cura!

Outubro Rosa: quem procura, cura!
Mês de conscientização sobre o câncer de mama

28/10/2021 | Dicas de Saúde

Outubro Rosa é um mês de conscientização sobre o câncer de mama, a campanha é realizada mundialmente em outubro. 

O objetivo principal dessa campanha é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura, afirma a Dra. Gerusa Werlang Rizzi, médica radiologista da MedCal.

 Dra. Gerusa explica que uma das maneiras mais importantes de detecção precoce do câncer de mama é a mamografia. 

 A mamografia é um exame indispensável na detecção precoce do câncer de mama, pois consegue identificar pequenas lesões, logo no início, quando as chances de cura podem ser de até 95%. 

Outros exames de imagem, como a ultrassonografia, geralmente são realizados em conjunto com a mamografia, mas de forma complementar, não devendo substituí-la. Na prática, esses exames são complementares e, quando juntos, entregam um diagnóstico melhor para a paciente.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que a partir dos 40 anos, as mulheres façam a mamografia anualmente, até os 69 anos. Após essa faixa etária, a realização e periodicidade do rastreamento das mamas fica a critério do seu médico.

As mulheres com casos de câncer de mama e/ou ovário na família devem realizar a mamografia mais cedo, conforme orientação médica.

A mamografia é um exame rápido, pode provocar dor em algumas mulheres, dependendo da sensibilidade individual, mas o benefício da prevenção supera o desconforto provocado pelo exame.

  Dra. Gerusa faz o alerta:“Quem procura, cura!” 

A MedCal conta com ultrassonografia das mamas, e em breve contará com um mamógrafo digital. Acompanhe as nossas redes sociais para saber mais sobre essa novidade! 


Agende hoje mesmo o seu  exame com a Dra. Gerusa Werlang Rizzi, Agende sua consulta pelo telefone (47) 3363-6066, através do WhatsApp (47) 98469-1473.