Saiba a verdade por trás das contenções ortodônticas

Saiba a verdade por trás das contenções ortodônticas
O tratamento ortodôntico não termina com a retirada do aparelho ortodôntico fixo nem após o uso do último alinhador

19/11/2021 | Dicas de Saúde

Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento ortodôntico não termina com a retirada do aparelho ortodôntico fixo nem após o uso do último alinhador. Seu sucesso depende também do uso de uma contenção ortodôntica. Essa fase do tratamento é chamada fase de contenção. Como o próprio nome diz, o aparelho de contenção é utilizado para conter os dentes na sua nova posição.

Após o fim do tratamento ativo, os dentes apresentam um grande potencial de voltar à sua posição inicial, pois as fibras que suportam os dentes são elásticas e tem uma espécie de “memória”.

Esse processo é chamado de recidiva dentária, e pode fazer com que todo o tratamento seja perdido ou com que tenha seu resultado final prejudicado. Por isso, o uso da contenção é fundamental para que isso não aconteça e seu tratamento permaneça estável e seu sorriso alinhado por muito mais tempo.

O Dr. Gustavo Zanardi, ortodontista da MedCal menciona que a contenção é a responsável pela estabilidade das arcadas dentárias depois do tratamento ortodôntico, impedindo ou minimizando a recidiva.

A contenção tem a função de manter os dentes na posição que ficaram depois de tirar o aparelho. Com isso, o organismo vai se acostumando à nova anatomia e os tecidos permanecem no lugar certo, sendo assim, não terão problemas de desalinhamento outra vez, afirma o Dr. Gustavo Zanardi.

As contenções podem ser fixas ou removíveis. Há dois 2 tipos principais de contenção fixa, e a escolha é feita a partir da necessidade e análise do profissional sobre cada paciente, podendo ser:

• Contenção Reta (tradicional):

Um fio de aço ou de outro material especial (como Beta-Titânio) é confeccionado de forma reta na parte interna dos dentes anteriores acompanhando a sua anatomia, podendo ser colado somente nos caninos ou em todos os dentes anteriores, com resina composta especial (a mesma usada na colagem de bráquetes).

O maior problema desse tipo de contenção se dá na hora de realizar a higienização do aparelho, que obriga que o paciente faça uso de um fio dental com extremidade rígida, mais conhecido como “super-floss”.

Por outro lado, ela é muito mais simples e, por ficar próxima aos dentes, dá muito mais conforto para o usuário. Também é mais eficaz pois independe da colaboração e é o modelo mais utilizado devido ao menor acúmulo de placa bacteriana e menor formação de cálculo, mais conhecido popularmente como “tártaro”, quando comparado a contenção ondulada.

• Contenção Ondulada:

Já a contenção ondulada, também conhecida como contenção “higiênica”, tem esse nome justamente pelo fato do paciente conseguir passar o fio dental.

A grande desvantagem é que, apesar de permitir passar o fio dental, devido ao seu desenho ela acaba acumulando mais resíduos após se alimentar e os estudos mostram que ela acaba acumulando mais tártaro. Portanto o termo “higiênica”, nesse caso, não está bem aplicado e temos preferência pela contenção reta.

Já as principais contenções removíveis utilizadas são aparelhos móveis tradicionais (como o Wraparound) que possui uma parte de resina acrílica no palato (“céu da boca”) e um fio de aço mais grosso contornado a parte de fora de todos os dentes ou as placas de acetato, mais estéticas. A grande vantagem das contenções removíveis, em relação as contenções fixas é a higiene, pois elas são removidas para se alimentar e para higienizar os dentes. A grande desvantagem é que elas precisam ser usadas no mínimo 12 horas por dia/noite, caso contrário, poderá haver recidiva ou movimentação dos dentes, então o paciente precisa ser colaborador.

O Dr. Gustavo destaca que o uso da contenção é fundamental, sendo considerada obrigatória em todos os casos, independente do aparelho utilizado.

“O uso da contenção ortodôntica é fundamental para que, no futuro, o tratamento não seja perdido e você continue com os dentes todos alinhados e um sorriso maravilhoso”, garante o nosso especialista.


Agende sua consulta com o Dr. Gustavo. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 99132-7270 ou acesse o Agendamento Online.