Por que os olhos pedem cuidado no verão?

Por que os olhos pedem cuidado no verão?
Atenção às lentes que você escolhe para proteger os órgãos da visão nessa época do ano.

11/01/2022 | Dicas de Saúde

Chegamos ao verão, uma época do ano que exige atenção extra com a visão. É que os olhos podem sofrer agressão da radiação solar e ficar mais expostos a lesões na córnea e na retina, bem como a doenças como catarata e pterígio. Por isso a importância do óculos de sol, ressalta Dr. Pedro Werner, oftalmologista da Medcal Saúde.

Eles devem apresentar uma característica importante, porém muitas vezes negligenciada na hora da compra: a proteção contra os raios ultravioleta (UVA e UVB). Tal proteção deve ser atestada e adequada  e adequada para barrar os efeitos nocivos do sol. O uso de óculos de sol de origem duvidosa, pode levar a danos ainda mais expressivos do que aqueles sofridos por quem nunca usa óculos. 

Dr. Pedro Werner, elencou algumas dicas para comprar o seu óculos de sol:

– Os óculos de sol devem cobrir as laterais dos olhos; lentes envolventes são as melhores opções;

– Os fabricantes de óculos devem indicar claramente o grau de proteção de cada lente. Lentes inadequadas são mais perigosas do que simplesmente não usar o óculos de sol.

– Antes de realizar a compra, faça uma consulta com seu oftalmologista para que ele oriente de forma correta qual o óculos para você.

– A proteção não está relacionada ao uso de lentes nos tons mais escuros. Óculos de sol com lentes verde, laranja, vermelho, cinza e até transparente podem oferecer a mesma proteção que lentes mais escuras.

Dr. Pedro Werner ressalta, os óculos de sol fabricados com as chamadas lentes polarizadas. Esse tipo de lente garante mais proteção aos olhos, isso porque elas têm fórmulas com 100% de cuidados contra raios UVA e UVB, além disso, a polarização delas é horizontal, essa característica ameniza a quantidade de luz dos raios e aumenta a capacidade de visão mesmo nos dias mais ensolarados.

Todo mundo precisa usar óculos escuros: jovens, idosos, crianças – inclusive bebês! Os pais às vezes têm dois, três ou mais modelos óculos, mas acham normal que os filhos saiam de casa sem qualquer proteção ocular. É um tremendo erro, porque os efeitos nocivos do sol se acumulam nos olhos por toda a vida. Por isso, todo mundo deve ter bons óculos escuros, em qualquer idade, afirma Dr. Pedro. 

Não acredite em tudo que você ouve. Consulte sempre um especialista (aquele profissional que possui RQE, registro de qualificação de especialista junto ao CRM).

E se você tiver qualquer dúvida sobre seus olhos ou visão, marque sua consulta com nosso oftalmologista. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem pelo WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.