Coronavírus x Influenza

Coronavírus x Influenza
Provocadas por vírus diferentes, mas apresentam sintomas semelhantes

18/01/2022 | Dicas de Saúde

Nas últimas semanas, estamos vivenciando uma explosão de quadros gripais, principalmente depois das festas de fim de ano. Afinal, quem não conhece alguém que não está com uma dor de garganta ou com o nariz escorrendo?

Muitos pacientes chegam no consultório culpando o ar-condicionado dos últimos dias, ou até mesmo o vento que pegou na praia. Mas a verdade é que infelizmente, muitos desses pacientes, ao realizarem testes, estão apresentando resultados positivos para COVID e/ou influenza, afirma Dr.Rodrigo Caseca, médico otorrinolaringologista. 

Tanto o coronavírus, quanto o influenza, são vírus, de famílias diferentes, mas que causam infecções nas vias aéreas superiores, e assim apresentam sintomas bastante semelhantes. Dr. Rodrigo ressalta, que as duas doenças, os pacientes podem apresentar sintomas graves, e até mesmo, serem assintomáticos, ou seja, não apresentarem nenhum sintoma e mesmo assim transmitem as doenças.

Quais sintomas são comuns nas duas doenças?

Ambas podem apresentar febre e/ou calafrios, tosse, falta de ar, cansaço, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça e enjôo. Um sintoma que ainda acaba sendo muito característico da COVID é a alteração de olfato e paladar. Outra questão importante é que na COVID temos a piora do quadro por volta do quinto/sétimo dia. Já na gripe, causada pelo influenza, os sintomas já começam mais fortes. 

 E como diferenciar?

vimos, os sintomas são diversos e bastante semelhantes, tornando o diagnóstico difícil sem o auxílio de exames de laboratório para identificar o agente causador. Exames de PCR (que podem demorar de 1 a 3 dias para ficarem prontos) são exames considerados padrão ouro, ou seja, os mais indicados. Podemos fazer uso de exames mais rápidos, como a pesquisa de antígeno viral (os chamados testes rápidos), nos quais temos o resultado em algumas horas e são realizados tanto em laboratórios quanto farmácias.

 A grande dica diante de um quadro semelhante ao descrito, é procurar atendimento médico o mais precoce possível, fazer isolamento social e testar o quanto antes, impedindo assim a transmissão e o desenvolvimento de novos casos, assegura Dr.Rodrigo Caseca.

 Na MedCal, dispomos de uma equipe de otorrinolaringologistas, justamente para proporcionar um diagnóstico mais rápido e seguro, evitando assim a sobrecarga nos serviços de emergência, deixando esta apenas para os casos mais graves. 

Por isso, se você está sentindo qualquer um desses desconfortos, agende uma consulta com nossos especialistas. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 99195-6361 ou acesse o Agendamento Online.