No verão há mais chances de pegar uma virose!

No verão há mais chances de pegar uma virose!
Mas por que isso acontece? A resposta é simples: o verão traz “agravantes” que fazem com que os vírus e bactérias se proliferem mais.

22/02/2022 | Dicas de Saúde

Nessa época do ano, as pessoas se expõem com mais frequência a alimentos contaminados ou com conservação incorreta, bebidas com gelo com água de procedência desconhecida, além da questão do turismo, pessoas chegando de outros estados e países, com uma circulação maior de pessoas e aglomerações.

Com a ajuda da Dra. Fernanda Oliverio, médica gastroenterologista da MedCal, separamos algumas dicas simples de como devemos nos prevenir?

- Lavando as mãos cuidadosamente e com frequência, especialmente depois de usar o banheiro, antes das refeições e quando for preparar os alimentos;


- Lavando bem frutas e legumes, de preferência deixando mergulhados em solução desinfetante, principalmente os que vão ser ingeridos crus;


- Usando água tratada para beber e no preparo dos alimentos;



- Manter sempre bem limpos os utensílios de mesa e os que são usados na cozinha;


Lembrando que as viroses quando não tratadas devidamente podem acarretar desidratação grave, principalmente em crianças e idosos. Dra. Fernanda Oliverio ressalta, que para diminuir o risco dessa complicação, é indicado evitar o consumo de alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo.


Se você tem algum tipo de queixa ligada ao aparelho digestivo, agende hoje mesmo a sua consulta com a nossa especialista. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do  WhatsApp (47) 99195-6361 ou acesse o Agendamento Online.