Afinal: qual a dose certa da ansiedade?

Afinal: qual a dose certa da ansiedade?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno de ansiedade atinge um total de 264 milhões de indivíduos – desses, 18 milhões são brasileiros.

14/05/2022 | Dicas de Saúde

A ansiedade e outros transtornos psicológicos são temas que costumam aparecer em diversos filmes, principalmente nos últimos anos, como no caso da série This Is Us (2016 - atual, NBC), o drama familiar aborda questões do cotidiano, como ansiedade e autoestima. 

Para psicologia, a ansiedade na psicoterapia está mais associada a fatores limitantes, nesse sentido dificilmente alguém procurará  um psicólogo para relatar como a sua ansiedade está “boa”, geralmente a procura está relacionada aos prejuízos que a mesma pode estar causando no comportamento humano. Afirma Dra. Natalia Regina Schwartz explica, psicóloga da Medcal. 

Apesar que existe sim uma  ansiedade “boa” dentro de cada um de nós, é ela que nos prepara para algum momento importante como: uma festa, uma viagem, um novo emprego, e nos impulsiona a viver novas experiências. 


Dra. Natalia questiona, então, como saber se estou na dose certa? 

A resposta é simples, a ansiedade impede você de fazer algo que gostaria? Ou até atividades rotineiras? Causa algum desconforto ou medo? Se a resposta for sim, vamos reconhecer melhor os sintomas. 


Dra. Natalia, que destaca os sintomas clássicos da ansiedade como: preocupações excessivas, medo que alguma coisa vai acontecer, pensamentos negativos, inseguranças, angústia, insônia, irritação, dificuldade de concentração, inquietação e apreensão. Os sintomas físicos são: taquicardia, mal estar, tonturas, dormências, e tremores. Se você se identificou ou conhece alguém com esses sintomas procure ajuda profissional.

O que eu vejo na prática clínica é que as pessoas ignoram muito os sintomas, fingindo que está tudo bem! Infelizmente esse comportamento ajuda apenas a curto prazo. Em algum dos atendimentos ouvi: “ah eu sempre fui assim, nem sei quando isso começou” ou seja, o paciente vai levando a vida ansioso, achando “normal”, pois os sintomas melhoram e pioram durante os dias. 

Ansiedade precisa de diagnóstico e tratamento. Não aceite a conviver com ela, busque a dose certa, indica a Dra. Natalia.

O tratamento consiste em psicoterapia e encaminhamento psiquiátrico, porque sabemos que a medicação atua diretamente nos neurotransmissores do sistema nervoso central afetada pela ansiedade. 

A psicoterapia tem como objetivo um tratamento individualizado para o paciente, respeitando seu ritmo e características. As intervenções acontecem com objetivo de compreender os pensamentos distorcidos, promovendo autoconhecimento e buscando a qualidade de vida e bem estar emocional. 

Dra. Natalia orienta  que as pessoas realizem sempre uma atividade física regular, boa alimentação e qualidade do sono, são aliados na eficácia do processo terapêutico. Além de estratégias como respiração, meditação, ouvir músicas, trabalhos manuais, tudo que os conecte no presente. Porque a ansiedade nada mais é do que nossos pensamentos no futuro. 


“Gosto de refletir com os meus pacientes que nossas emoções começam com os pensamentos, então o quanto se torna desgastante “pensar em algo que ainda não aconteceu” e emitir emoções em “vão”, sendo que a maioria dos nossos pensamentos não são verdadeiros. Isso não quer dizer que conseguimos controlar todos os nossos pensamentos, mas aprendemos a silenciar, ver de uma forma diferente o que realmente importa para nossa saúde mental”, explana Dra. Natalia.


Enfim vale lembrar que você nunca é ansioso, você está ansioso. Essa afirmação de condição para estado ajuda nossa mente a entender que estamos em um processo e a ansiedade não será eterna. 

Pequenas estratégias como essas ajudam e melhoram muito a perspectiva do paciente sobre o que ele está vivendo. 

Muito comum também as pessoas relatarem nas consultas que estão “vivendo no automático”, isso é uma tradução que a sua vida está sem emoção, você está apenas existindo. Busque a emoção dentro de você, separe um tempo de qualidade, 30 minutos do seu dia são suficientes para fazer o que mais gosta. 

Por último, Dra. Natalia deixa uma reflexão para vocês:  “o que a ansiedade está impedindo você de realizar” ou “como seria uma nova versão sua com menos ansiedade”. 

Enxergue-se diferente, troque as lentes, invista em você, busque ajuda e viva melhor! 


E lembre-se: procure ajuda profissional quando sentir que a dose da ansiedade fugir do normal. Você pode agendar sua consulta na Medcal pelo telefone WhatsApp (47) 99195-6361 , mensagem pelo Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 99195-6361 ou acesse o Agendamento Online.