Principais dúvidas sobre Ultrassom na gestação

Principais dúvidas sobre Ultrassom na gestação
Sem efeitos colaterais, ultrassonografia é importante aliada no acompanhamento do desenvolvimento do bebê

13/07/2022 | Dicas de Saúde

O aparelho de ultrassom emite ondas de alta frequência para dentro do útero, esses são interpretados para constituir imagens do feto em tempo real, revelando sua posição, seus movimentos, seu formato, etc. Dessa maneira, o médico consegue avaliar como anda o desenvolvimento do feto no interior do útero, explica Dra. Cristiane

Desta forma, o ultrassom é um dos exames mais solicitados durante o pré-natal para acompanhar as condições de saúde da mãe e do bebê.

A gestação é um dos momentos mais especiais e emocionantes de um casal, e ao mesmo tempo uma fase que exige muito cuidado e para que tudo corra bem, um pré-natal adequado é fundamental, afirma a Dra. Cristiane Colombo Lunardi, médica radiologista da Medcal.

É normal que as mamães de primeira viagem fiquem cheia de dúvidas. Abaixo, Dra. Cristiane esclarece algumas das principais dúvidas:

  • Qual é o primeiro ultrassom realizado na gestação?

 Ultrassom obstétrico transvaginal: este exame é realizado entre 7 e 9 semanas, para saber se a gestação está tópica (dentro do útero) e também para datar a gestação, ou seja, saber   qual idade gestacional correta.

  •  A partir de quantas semanas consegue ver o sexo do bebê pelo ultrassom?

A genitália fetal está bem formada a partir de 16 semanas, quando conseguimos dar certeza do sexo.

  •  Qual é o principal Ultrassom da gestação?

Ultrassom Morfológico do 1º trimestre: este exame é realizado entre 11 e 14 semanas, avaliamos a anatomia do bebê, o risco de síndromes cromossômicas e risco de pré-eclâmpsia.

  • Qual a melhor época para fazer o Ultrassom 3D?

Entre 28-30 semanas onde o bebê já tem gordura facial que dá o forma para o rostinho.

  •  Quais doenças podem ser identificadas durante o ultrassom gestacional?

São inúmeros tipos de má-formações estruturais que podem ser detectados pelo ultrassom. Entre os mais recorrentes estão a hidrocefalia - que é o acúmulo de fluido cérebro-espinhal nas cavidades ventriculares do cérebro - e outros distúrbios do sistema nervoso central, além de alguns tipos de má-formações cardíacas.

  •  É verdade que o feto ouve o som emitido pelo equipamento?

Não. No ultrassom, lidamos com mais de três milhões de hertz, enquanto o ouvido humano escuta até dois mil hertz. Portanto, essa questão está totalmente descartada.

Com um pré-natal regular e o acompanhamento dos principais pontos de atenção da gravidez, a chegada dos pequenos será ainda mais alegre e tranquila, ressalta Dra. Cristiane


Agende hoje mesmo o seu exame com a Dra. Cristiane Colombo Lunardi, ligue para o (47) 3363-6066 ou envie mensagem pelo WhatsApp (47) 98469-1473.