Tratamento de varizes

Tratamento de varizes
É possível tratar sem cirurgia e sem a necessidade de repouso ou interrupção das atividades diárias do paciente.

16/09/2022 | Dicas de Saúde

A crença de que o tratamento para varizes é doloroso ou o medo de ter de fazer uma cirurgia. E quando finalmente tomam a iniciativa de procurar um angiologista ou um cirurgião vascular, descobrem que o temor era infundado e que a solução, na verdade, é simples.

O tratamento das varizes tem avançado muito nos últimos anos. Cada vez mais a tecnologia tem auxiliado o Cirurgião Vascular a trazer resultados extremamente satisfatórios de forma não invasiva, rápida e segura, para que o paciente retorne às suas atividades o mais rápido possível e sem a necessidade de internação hospitalar. 

Dra Luciana Arouca, Angiologista e Cirurgião Vascular, explica que os vasinhos e as famosas “varicosas” já são tratados em consultório há muitos anos através da escleroterapia. E, atualmente, também tem sido possível tratar varizes calibrosas, doenças da safena e casos graves de insuficiência venosa crônica (com e sem úlcera) sem cirurgia e sem a necessidade de repouso ou interrupção das atividades diárias do paciente.

No serviço de Cirurgia Vascular da Medcal, a Dra. Luciana Arouca realiza os seguintes procedimentos de tratamento minimamente invasivos para tratamento de varizes: 

  • Escleroterapia convencional, escleroterapia com espuma, crioescleroterapia, tratamento de veia safena com espuma guiada por ultrassom, microcirurgia de varizes e agora, mais recentemente, o laser transdérmico.


  • O laser transdérmico é um procedimento utilizado para tratar varizes de pequeno calibre. Este método utiliza a aplicação de uma luz muito específica e intensa que promove calor intenso no local e leva à contração e destruição da veia varicosa. 

Nosso aparelho de laser é um dos mais modernos do mercado e proporciona resultados promissores sem dor e sem repouso. Após avaliação médica especializada, cada paciente receberá um tratamento específico personalizado dependendo do tipo de varizes que apresentar, podendo ter indicação de uma ou mais combinações de técnicas, para proporcionar o melhor resultado possível, afirma Dra Luciana.


Como qualquer outra questão relacionada à saúde, quanto antes a pessoa que tem ou suspeita ter varizes procurar o médico, melhor é o resultado do tratamento. Esperar para tratá-las, mesmo que as varizes não estejam incomodando, pode ser arriscado. Portanto, o melhor é não deixar para amanhã o tratamento que pode ser feito hoje.


Se você tem algum tipo de queixa ou dúvida? Agende hoje mesmo uma consulta com a Dra Luciana Arouca, Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 99195-6361 ou acesse o Agendamento Online.