Você qual a importância de fazer drenagem linfática no pós-operatório?

Você qual a importância de fazer drenagem linfática no pós-operatório?
Tratamento complementar indicado após o procedimento de cirurgia

06/06/2023 | Dicas de Saúde

A drenagem no pós-operatório é uma técnica terapêutica utilizada para auxiliar na recuperação e reduzir os efeitos indesejados após uma cirurgia.

Dra Bruna Mattiola, fisioterapêutica da Medcal, explica que a drenagem envolve a remoção de fluidos acumulados, como sangue, linfa e exsudatos, que podem se acumular no local da cirurgia.

Dra Bruna ressalta as principais razões pelas quais a drenagem no pós-operatório é importante:

Redução do edema/ inchaço: O edema, ou inchaço, é comum após uma cirurgia devido ao acúmulo de fluidos no local operado. A drenagem linfática no pós-operatório ajuda a estimular o sistema linfático, melhorando a drenagem desses fluidos e reduzindo o edema. Isso pode acelerar o processo de cicatrização e aliviar o desconforto associado ao inchaço. Melhoria da circulação sanguínea: A drenagem no pós-operatório também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea na área afetada pela cirurgia. Isso auxilia na entrega de nutrientes e oxigênio aos tecidos, promovendo a regeneração e reparação mais rápida.

Prevenção de complicações: A drenagem no pós-operatório pode ajudar a prevenir complicações, como seromas (acúmulo de líquido seroso), hematomas e fibroses. Ao remover o excesso de fluidos e promover a cicatrização adequada, a drenagem reduz o risco de complicações pós-operatórias e aumenta a ação do sistema imunológico, que é o responsável pela proteção do organismo. Alívio da dor e desconforto: A técnica de drenagem no pós-operatório pode ser suave e relaxante, proporcionando alívio da dor e desconforto causados pela cirurgia.

O toque suave e rítmico da drenagem linfática pode estimular a liberação de endorfinas, substâncias que têm efeito analgésico e promovem a sensação de bem-estar. Melhoria da aparência estética: A drenagem linfática no pós-operatório pode contribuir para melhorar a aparência estética da área tratada. Ao reduzir o inchaço e promover a cicatrização adequada, a técnica pode resultar em menor formação de cicatrizes visíveis e uma recuperação esteticamente mais favorável. É importante ressaltar que a drenagem no pós-operatório deve ser realizada por profissionais capacitados e sob orientação médica, ressalta Dra Bruna.

Cada caso é único, e a técnica pode ser adaptada de acordo com as necessidades individuais do paciente e o tipo de cirurgia realizada.


Você ainda tem dúvidas sobre esse transtorno? Agende sua consulta com o Dr. Bruna Mattiola, para que ele possa te ajudar nesse processo. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 99153-7169 ou acesse o Agendamento Online.