Por que é melhor tratar as varizes no inverno?

Por que é melhor tratar as varizes no inverno?
Para muitas pessoas, o inverno é a melhor estação do ano.

30/06/2023 | Dicas de Saúde

O tempo frio, as bebidas quentes, os agasalhos… Muita gente espera ansiosamente pela chegada da época de baixas temperaturas. Contudo, quem sofre de varizes possui um motivo a mais para ansiar pelo inverno: o frio ajuda a aliviar alguns dos sintomas das varizes, reduzindo o desconforto nas pernas durante esse período.

Já percebeu que, quando estamos com dor nas pernas causadas pelas varizes, compressas geladas ou banhos de água fria ajudam no alívio temporário do desconforto? Isso acontece porque com as baixas temperaturas os vasos sanguíneos sofrem menos dilatação, reduzindo o calibre do sangue, e diminuindo inchaço e dor na região.

Outro ponto bastante favorável é que durante o inverno as pessoas se agasalham mais, o que é ótimo para quem está passando por um tratamento de varizes e precisa evitar a exposição solar para não manchar a pele.

Contudo, embora o frio possa ajudar quem sofre de varizes, ele pode atrapalhar quem tem problemas com a circulação arterial. A vasoconstrição provocada pelo frio pode atrapalhar os pacientes diabéticos, hipertensos, fumantes, com colesterol elevado, problemas cardíacos e sedentários. A redução do fluxo arterial diminui a oxigenação dos tecidos levando a quadros de isquemia, infarto e trombose arterial que são extremamente perigosos.

Atividades físicas durante o inverno

Outro ponto a ser ressaltado é que durante o inverno as pessoas tendem a ser menos ativas fisicamente, favorecendo o aparecimento e a piora dos vasinhos e das varizes.

Para quem sofre para fazer seus exercícios na academia ou ao ar livre quando a temperatura está baixa, uma ótima dica é praticar exercícios dentro de casa, assim você não precisa se incomodar com o frio e manter a sua saúde em dias.

Aliado a isso, beba bastante água, evite o uso de roupas apertadas por longos períodos de tempo e fique longe do tabagismo. Assim, se você sofre de varizes, poderá aproveitar o inverno sem prejudicar o seu quadro de doença venosa.

A melhor época para tratar varizes

Além do fato de nos expormos menos ao sol durante o inverno e as baixas temperaturas provocam alívio temporário para quem sofre com varizes, existem outros motivos que tornam o inverno a época perfeita para iniciar seu tratamento.

O uso de meias elásticas, essenciais para um pós operatório bem-sucedido, é muito mais confortável no clima ameno, já que o inchaço e o desconforto são reduzidos consideravelmente.

Embora o inverno seja uma época bastante agradável e facilite a vida de quem sofre com a doença venosa, não deixe de dar início ou continuidade ao seu tratamento apenas porque você estará mais agasalhada e suas pernas não estarão à mostra. As varizes são um problema muito além da estética e interferem diretamente na saúde do seu organismo. Varizes não tratadas podem se desdobrar em problemas graves, como úlceras e tromboses.

Por fim, ao dar início ao seu tratamento durante o outono ou o inverno, a depender do caso, você poderá desfrutar de pernas muito mais bonitas durante o verão, além de se sentir muito mais disposta, sem o peso constante das varizes e seus sintomas.

Lembre-se: quanto mais cedo se inicia o tratamento, mais curto e eficaz ele será.

Você ainda tem dúvidas sobre o tratamento? Agende sua consulta com o Dr. Luciana Arouca, para que ela possa te ajudar nesse processo. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1709 ou acesse o Agendamento Online.