Você sabe o que fisioterapia Pélvica?

Você sabe o que fisioterapia Pélvica?
Dra. Júlia Cintrão, Fisioterapeuta Pélvica da Medcal, explica a importância da fisioterapia pélvica:

11/10/2023 | Dicas de Saúde

A fisioterapia pélvica é a especialidade que trata as disfunções urinárias (escapes ou retenção de xixi), anorretais (constipação ou incontinência fecal) e sexuais (dor sexual, disfunção erétil, disfunção do orgasmo) relacionadas a alguma alteração nas estruturas do assoalho pélvico (conjunto de ligamentos, músculos de fáscias que fecham a parte de baixo da pelve). Trabalha também com a preparação para o parto (gestantes), afirma a Dra. Júlia Cintrão, Fisioterapeuta Pélvica da Medcal.

 

O diferencial é o diagnóstico funcional, ou seja, na avaliação buscamos identificar qual estrutura está alterada e qual função está comprometida. Assim conseguimos traçar o melhor plano de tratamento para cada paciente. Muitas vezes encontramos tensão nos músculos do assoalho pélvico, outras vezes identificamos que a pessoa não consegue reconhecer e realizar os movimentos de contração e relaxamento de forma adequada e algumas vezes percebemos que o músculo precisa de fortalecimento.

 

Ressalta Dra Júlia, que é importante lembrar que perder xixi não é sinônimo de músculo fraco, somente uma avaliação pode identificar o que está acontecendo! Além disso, a fisioterapia atua nas mudanças comportamentais que devem ser associadas para o sucesso do tratamento (ingestão de líquidos, intervalos miccionais adequados, programação da micção). A avaliação é feita com muito cuidado e respeito, entendendo que questões como vergonha, tabus e medo são frequentes e mostrando a importância do autoconhecimento.

 

Vamos conversar, as dúvidas serão esclarecidas e cada etapa será informada ao paciente. Esse vínculo inicial e a confiança mútua nos proporcionará melhores resultados. Dra. Júlia Cintrão destaca que a fisioterapia pélvica não tem restrições. Ela está disponível para todos, independente de gênero ou idade. É um caminho para melhorar a qualidade de vida,

 

Você ainda tem dúvidas? Agende sua consulta com o Dra. Júlia Cintrão, para que ele possa te ajudar nesse processo. Ligue para (47) 3363-6066 , envie mensagem através do WhatsApp (47) 99195-6361 ou acesse o Agendamento Online