Explorando as Complexidades em 'Red de Crescer é uma Fera'

Explorando as Complexidades em 'Red de Crescer é uma Fera'
Dra. Déborah Leitão Gomes Analisa as Dimensões Psicológicas e Terapêuticas do Filme, Oferecendo Insights Valiosos

10/11/2023 | Dicas de Saúde

A Dra. Déborah Leitão Gomes, neuropsicóloga da Medcal, explica a relação do filme "Red de Crescer" e a relação com a psicologia. 

O filme "Red de Crescer é uma Fera" é uma obra cinematográfica que oferece uma visão intrigante e profundamente humana das complexidades da vida, do crescimento pessoal e das relações interpessoais. Sob a perspectiva da psicologia e, mais especificamente, da terapia cognitiva e comportamental, esse filme fornece um rico material para discussão e exploração no contexto terapêutico..


Dra. Débora Gomes, explica como ele pode auxiliar nesse processo, em primeiro lugar, o filme ilustra de maneira vívida as lutas internas e os conflitos emocionais que muitos indivíduos enfrentam ao longo de suas vidas. Os personagens principais experimentam desafios, ansiedades e questões existenciais que são comuns na experiência humana. Isso proporciona uma plataforma para terapeutas e pacientes discutirem questões psicológicas, como depressão, ansiedade, relacionamentos e autoestima.

 

A terapia cognitiva e comportamental frequentemente se concentra na identificação e modificação de padrões de pensamento disfuncionais. O filme oferece inúmeras oportunidades para explorar como os personagens interpretam eventos, situações e relacionamentos, muitas vezes distorcendo a realidade de acordo com suas crenças disfuncionais. Terapeutas podem usar esses exemplos para ajudar os pacientes a reconhecerem e desafiarem pensamentos automáticos negativos e desenvolverem uma perspectiva mais realista, afirma Dra Débora. 

 

Dra. Débora ressalta, que além disso, o filme retrata de forma autêntica as dinâmicas de relacionamento, tanto familiares quanto interpessoais. Isso pode servir como uma base sólida para discutir questões de comunicação, resolução de conflitos e desenvolvimento de habilidades sociais. Os terapeutas podem incentivar os pacientes a identificarem semelhanças entre os personagens do filme e suas próprias experiências, promovendo a reflexão e o crescimento pessoal.

 

A narrativa do filme também toca em questões de autoaceitação e autenticidade. Os personagens frequentemente se veem lutando para se encaixar em padrões sociais ou familiares, o que pode ser relacionado à pressão para atender às expectativas externas. Essas dinâmicas podem ser abordadas na terapia, ajudando os pacientes a explorarem sua própria autenticidade, valores e metas de vida.

 

Por fim, "Red de Crescer é uma Fera" retrata um processo de amadurecimento ao longo do tempo, o que pode ser paralelo ao processo terapêutico. Os terapeutas podem usar o filme como uma metáfora para o desenvolvimento pessoal, destacando como a resiliência, a autorreflexão e a aprendizagem com os erros são partes essenciais do crescimento.

 

Em resumo, "Red de Crescer é uma Fera" é um filme que oferece uma riqueza de material emocional e psicológico que pode ser explorado no contexto da terapia cognitiva e comportamental. Ele pode servir como uma ferramenta valiosa para iniciar discussões, promover a autorreflexão e ajudar os pacientes a aplicarem conceitos terapêuticos na vida cotidiana, destaca Dra Débora.


Você ainda tem dúvidas? Agende sua consulta com a Dra. Débora Gomes para que ele possa te ajudar nesse processo. Ligue para (47) 3363-6066 , envie mensagem através do WhatsApp (47) 99195-6361 ou acesse o Agendamento Online