Aparelhos Eletrônicos e a Visão

Aparelhos Eletrônicos e a Visão
Como Smartphones, tablets e Computadores podem afetar a nossa visão?

27/04/2018 | Dicas de Saúde

Um estudo realizado em 2016 revelou que o brasileiro gasta mais de 3 horas por dia usando o celular. Entre os jovens esse tempo aumenta para 4 horas. Segundo o Dr. Pedro Paulo Werner, oftalmologista aqui da MedCal, o problema dessa relação tão próxima, assim como olhar fixamente e por longos períodos para TVs, tablets e telas dos computadores, é que estes dispositivos frequentemente causam ardência, embaçamento, visão dupla e oscilação nos olhos.

Porém, como não podemos simplesmente deixar de usar esses aparelhos, o ideal é que eles sejam posicionados na mesma altura dos olhos, pois levantar a pálpebra para enxergar leva à fadiga e ao ressecamento da córnea. Outra medida é realizar pausas por, pelo menos, 5 minutos a cada 2 horas para descansar a vista. É importante também ajustar o brilho da tela de acordo com a iluminação do ambiente.

O descuido nestes casos pode trazer consequências como a catarata, presbiopia ou ainda deficiência nas áreas da córnea, retina, mácula e cristalino, o que leva à perda gradativa da visão.

Cuide dos seus olhos! Se você está percebendo sintomas como irritação ou vista embaçada, por exemplo, é hora de procurar um Oftalmologista. Aqui na MedCal você pode realizar consultas usando o seu convênio Amil, Funservir, Geap, Agemed, SC Saúde ou particulares com desconto através de 25 outros convênios.