Outubro Rosa

Outubro Rosa
Campanha tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama

01/10/2018 | Dicas de Saúde

O "Outubro Rosa" é uma campanha que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, uma doença que atinge cerca de 156 mulheres por dia somente no Brasil e é o segundo tipo de câncer mais comum entre a população feminina.

Muitas mulheres acreditam que sentir um nódulo nas mamas é o único sinal do câncer de mama, porém outros sintomas devem ser considerados, como alterações no formato ou tamanho da mama; pele com aspecto anormal, semelhante à casca de laranja; vermelhidão, calor e dor, no caso de câncer de mama inflamatório; feridas e crostas na pele do mamilo (bico do seio); coceira frequente na aréola e no mamilo; liberação de secreções ou sangue pelo mamilo e inchaços e nódulos nas axilas.

Nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos. Diante desta realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção! Não deixe de realizar o auto-exame regularmente, que consiste em apalpar as mamas e as regiões próximas à procura de algum caroço. No entanto, o autoexame não dispensa a mamografia, que é uma radiografia das mamas capaz de detectar alterações precoces e que deve ser feito em média uma vez por ano em todas as mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Previna-se! Vamos combater o câncer de mama.