Novembro Azul

01/11/2018 | Dicas de Saúde

O "Novembro Azul" busca conscientizar as pessoas sobre o câncer de próstata, alertando sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce, já que este é o tipo de câncer mais incidente entre os homens.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto e é responsável por produzir até 70% do sêmen, sendo indispensável para a fertilidade.

Os principais sintomas do câncer de próstata são dificuldade e dor para urinar, diminuição do jato da urina, ter vontade de urinar mais frequentemente, sensação de que a bexiga não esvaziou completamente ao urinar, dificuldade para iniciar e parar a passagem da urina, dores na pélvis (abaixo dos testículos), disfunção erétil, dor ao ejacular, sangue na urina ou no esperma, dor no testículo, entre outros. Os sintomas são tão relacionados com a urina porque a uretra (canal que elimina o fluido) passa pela próstata.

A prevenção é sempre o melhor caminho e começa pela manutenção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas, dieta balanceada, controle do peso, diminuição do consumo de bebidas alcoólicas e não fumar. Vale ressaltar que a maioria dos casos de câncer de próstata ocorre em homens com mais de 65 anos de idade, por isso, exames preventivos como o PSA, que é um exame de sangue que mede o antígeno prostático específico, e o exame de toque devem ser iniciados por volta dos 45 anos, especialmente quando há fatores de risco como obesidade ou ter histórico familiar de câncer de próstata, por exemplo.

Se você tem alguma dúvida, não deixe de consultar o seu Proctologista. Previna-se! Vamos combater o câncer de próstata.