Mitos e verdades sobre a vacina contra a gripe; previna-se

Mitos e verdades sobre a vacina contra a gripe; previna-se
A vacina oferecida por clínicas especializadas, como a MedCal Vacinas, é a melhor forma de prevenção.

23/04/2019 | Dicas de Saúde

É preciso tomar vacina todos os anos? Grávidas não devem se vacinar? A vacina causa gripe? O inverno está se aproximando e, tradicionalmente, traz com ele a temporada de gripe causada pelo vírus influenza, que é altamente contagioso. A melhor forma de prevenção ainda é a vacina, oferecida por clínicas especializadas, como a MedCal Vacinas.

À medida que a campanha de vacinação ganha força, porém, é normal surgirem dúvidas. Para ajudar a respondê-las, a gente listou aqui alguns mitos e verdades sobre a doença. Confira:

A vacina contra a gripe causa gripe.

Mito! Isso é impossível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas. 

É preciso tomar a vacina todos os anos.

Verdade! Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação. Além disso, vacinas como a Tetravalente oferecida pela MedCal reforçam a proteção contra vírus mais antigos, bem como imunizam contra dois novos tipos da influenza B.

Gripe e resfriado são doenças diferentes.

Verdade! Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê.

Mito! Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido. 

A gripe pode matar.

Verdade! Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos. Justamente por isso, esses grupos são mais estimulados a se vacinarem.

A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina.

Mito! A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença. No entanto, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção. São elas: 

  • Lavar e higienizar as mãos com frequência; 
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa; 
  • Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca;
  • Ter boa alimentação e beber bastante líquido; 
  • Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe; 
  • Manter a casa bem arejada.

Agora que você já sabe o que é mito e o que é verdade sobre a vacina, e entendeu a importância de se imunizar contra a gripe, vacine-se. Assim você ajuda a vencer essa doença. 

A vacina contra a gripe Tetravalente já está disponível na MedCal Vacinas. Ela protege contra os vírus H1N1, H3N2 e outros dois tipos da influenza B. 

Se você ainda tem dúvidas a respeito do assunto, fale com a gente. Entre em contato conosco pelos telefones (47) 3363-6066 / 9.9696-8174