Exercícios Físicos

04/06/2019 | Dicas de Saúde

Você é daqueles que relutam em sair da cama para praticar exercícios em dias frios? Então este post foi escrito especialmente para te ajudar a vencer a luta contra a preguiça no inverno.

Os exercícios fazem bem à saúde do corpo e da mente, independentemente da estação do ano. Por isso, é importante não os interromper simplesmente porque o frio chegou. E tem mais: praticar atividades físicas no inverno tem várias vantagens, sabia?

Confira algumas delas a seguir:

Favorece a prática de atividades intensas e ao ar livre

O calor forte dificulta a prática de atividades muito intensas ou ao ar livre. Aproveite o inverno para estabelecer um treino mais puxado e apreciar paisagens externas, ver gente diferente no parque, por exemplo, e fugir do ambiente da academia. Só fique atento na hora de escolher as roupas e os acessórios: vale investir em blusas de manga longa, leggings (vale para homens e mulheres) e até uma touca ou boné mais quentinho.

Ajuda a manter a temperatura corporal

No frio, a tendência é que o metabolismo fique mais lento, e por isso o corpo precisa se movimentar para manter a temperatura estável. Atividades aeróbicas, que proporcionam um maior gasto calórico e melhoram o condicionamento físico, são uma ótima pedida.

Pronto para o verão

Pense que, quando o Verão se aproximar, você não vai precisar correr para eliminar quilos ganhos durante o inverno. Ao contrário, ao manter a rotina de treinos mesmo nos meses mais frios, você estará em boa forma para curtir a praia e a piscina na estação seguinte.

Bom, agora que já te convencemos de que vale a pena pular da cama quentinha para investir em exercícios durante o inverno, vamos tentar dar algumas dicas para ajudar você a ficar firme e forte neste propósito. 

Organize-se: Estabeleça uma meta de treinos semanal, com carga horária definida, desafiadora, mas não tão difícil de ser cumprida. Lembre-se que você já tem uma série de compromissos pessoais e profissionais que precisam fazer parte do seu dia-a-dia.

Procure companhia: um parceiro de treinos pode ajudá-lo a espantar a preguiça. Arrume alguém com foco e comprometido, que certamente o incentivo mútuo tornará os treinos em dias gelados mais agradável.

Experimente novas atividades: que tal deixar a esteira e ir correr no parque, à beira da praia, na rua? E aquele treino de circuito funcional, que você ainda não teve coragem de experimentar? Aproveite a época do ano, quando as aulas tendem a ser mais vazias, para experimentar novas modalidades. 

Renove a playlist: se você ainda não treina com música, experimente. Ela costuma tornar a rotina de exercícios mais agradável. Se você já é adepto dos fones de ouvido, que tal renovar a lista? Aproveite para conhecer novas músicas e artistas, ou simplesmente renovar a lista de canções. 

Se você tem dúvidas sobre novas modalidades para praticar, sobre qual a melhor intensidade da rotina de treinos e até a melhor alimentação para potencializar os resultados dos exercícios, marque uma consulta com os especialistas da MedCal. Temos endocrinologistas, ortopedistas, fisioterapeutas e nutricionistas prontos para ajudar.