9 de Junho: Dia Mundial da Imunização

9 de Junho: Dia Mundial da Imunização
Prevenir é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções.

09/06/2019 | Dicas de Saúde

A imunização, juntamente com o saneamento básico, a descoberta do antibiótico e outros avanços da medicina, contribuiu decisivamente para o aumento da expectativa de vida da humanidade. Não à toa, há alguns anos celebra-se em 09 de junho o Dia Mundial da Imunização, com a proposta de conscientizar a população sobre a importância de se manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta.

Para dar uma ideia do quanto é importante seguir o calendário de vacinação, o adulto que tomou todas as vacinas disponibilizadas pelo programa de vacinação desde a infância, aos 30 anos de idade, está protegido contra as formas mais graves de tuberculose, poliomielite, tétano, difteria, coqueluche e sarampo, DSTs, hepatite B, rotavírus, meningite por hemófilos, doença pneumocócica invasiva causada pelo meningococo C, rubéola, parotidite viral, gripe e febre amarela, entre outras.

O calendário básico de vacinação inicia-se logo após o nascimento e segue, aproximadamente, até os seis anos de idade, seguindo na adolescência. A partir daí, são recomendados reforços a cada 10 anos.

E as suas vacinas, estão em dia? Agende hoje mesmo um horário e atualize a sua carteira de vacinação. Prevenir continua sendo o melhor remédio, e um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções.