Especialidades Odontológicas

Especialidades Odontológicas
Entenda quem procurar quando o dente doer, quando quiser alinhar o sorriso ou em casos mais sérios.

24/06/2019 | Informativo

Quando você sente cansaço, procura um cardiologista. Se está incomodado com manchas na pele, conversa com o dermatologista. Uma dor de cabeça constante e agenda um papo com o neurologista. E se a vista embaçou? Corre para o oftalmologista.

As especialidades médicas são, em sua grande maioria, bastante claras para os pacientes em geral. Mas você sabia que também na odontologia existem diferentes áreas de especialização, e que ao ser atendido por profissionais capacitados especificamente em cada uma delas os resultados podem ser mais efetivos?

Para ajudá-lo a entender quem procurar quando o dente doer, quando quiser alinhar o sorriso ou em casos mais sérios, como a perda de um dente e até tumores na boca, preparamos uma lista das principais especialidades odontológicas atendidas na MedCal. Confira os detalhes sobre o que cada uma delas trata especificamente, e marque hoje mesmo a sua consulta.

Cirurgia Bucomaxilofacial

Envolve cirurgias da boca, dos maxilares e da face, incluindo remoção dos terceiros molares (dentes do siso), enxertos ósseos e implantes dentários, cirurgias da articulação da mandíbula (ATM), cirurgia ortognática, tratamento de cistos e tumores e reconstruções ósseas, entre outras.

Endodontia

É a especialidade responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas ou traumas dentários, lesões endoperiodontais e necessidades protéticas, o tratamento endodôntico (ou tratamento de canal) é indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais. 

Implantodontia

Especialidade relacionada aos implantes dentários. Os implantes são estruturas de titânio puro, que têm a função de substituir as raízes de dentes perdidos, podendo servir para a fixação de diferentes tipos de próteses dentárias: dente único, vários dentes ou até mesmo de todos os dentes do paciente.

Dentística Restauradora (Odontologia Restauradora e Estética)

Diretamente relacionada ao bem-estar do paciente, a odontologia restauradora e estética atua na área da cosmética, promoção de saúde, fluorterapia, orientações nutricionais e de higiene oral, clareamento dental e realização de restaurações estéticas e facetas diretas ou indiretas (feitas em laboratório), e laminados cerâmicos ou “lentes de contato dentais”, através da utilização de tecnologia computadorizada para diagnóstico e planejamento, com previsibilidade e segurança. 

Ortodontia

Tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar os problemas relacionados ao mal posicionamento dos dentes (má oclusão) e demais estruturas dentofaciais. É uma especialidade requisitada tanto por crianças a partir dos 6 anos de idade, época da troca dos dentes, quanto por adultos e idosos. Atualmente, existem diversos tipos de aparelhos e dispositivos ortodônticos, fixos e removíveis, metálicos ou estéticos, capazes de viabilizar essa correção em qualquer idade, como os alinhadores estéticos, por exemplo. A tecnologia, seja através do escaneamento dental, dos softwares de planejamento ou das impressoras 3D, também facilitam muito o diagnóstico e planejamento do tratamento, tornando-o mais previsível, rápido e acessível a todos.

Periodontia

Trata da saúde da gengiva e osso alveolar, incluindo complicações relacionada a mobilidade e perda dos dentes (perda óssea), gengivite, sangramento gengival, mal hálito, periodontite, recessão ou retração gengival. Além disso, a especialidade abrange tratamentos estéticos como cirurgia plástica gengival, peeling gengival, enxertos ósseos e gengivais e tratamento da sensibilidade dos dentes (recobrimento de raízes dentárias).