Dia da Saúde Ocular: confira dicas para cuidar dos seus olhos

Dia da Saúde Ocular: confira dicas para cuidar dos seus olhos
Data busca conscientizar sobre a importância de cuidados para evitar prejuízos à visão

10/07/2019 | Dicas de Saúde

Você sabia que 80% da relação do ser humano com o mundo se dá por meio da visão? Esse sentido é tão importante, que ele tem uma data só dele: o Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado no dia 10 de julho. A data tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar dos olhos, bem como de manter uma rotina preventiva. 

Sintomas como lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, secreção ou dificuldade de leitura, entre outros, logo nos fazem perceber que é hora de consultar um médico. Mas o Dr. Pedro Werner, oftalmologista da MedCal, alerta: você não precisa esperar o surgimento de algum sintoma para fazê-lo. "Existem cuidados e práticas que ajudam a preservar a visão e, mais do que isso, a evitar problemas decorrentes de doenças oculares assintomáticas", explica Dr. Werner

Confira a seguir as dicas do nosso especialista:

  • Não use óculos de grau ou lentes corretivas sem receita médica; 
  • Não use colírio sem recomendação médica;
  • Em caso de cisco, lave o olho com cuidado, sem esfregá-lo; 
  • Procure ler e escrever em lugar com boa iluminação;
  • Ao assistir televisão e ao ler ou escrever, mantenha a distância adequada: da televisão, manter no mínimo 1,5 metro da tela. O livro ou o caderno devem estar a uma distância de pelo menos 30cm dos olhos;
  • Ao usar o computador, posicione-se entre 45 cm e 70 cm do monitor, diminua o brilho e aumente o contraste da tela. Certifique-se de que a altura da tela esteja regulada um pouco abaixo da altura dos seus olhos; 
  • A cada 30 minutos de uso do computador, faça intervalos regulares de 2 a 5 minutos;
  • Nunca olhe diretamente para o sol. Isso pode causar sérios danos aos olhos.

Nos pequenos, a indicação é que se faça o teste do olhinho (reflexo vermelho) nos recém-nascidos e consultas anuais com oftalmologista para todas as crianças até a idade escolar. "Essas são formas seguras de prevenção", garante.

Dr. Werner explica que dois terços da radiação solar (ultravioleta) são recebidos durante a infância e adolescência. "Essa radiação pode causar ou acelerar o aparecimento de doenças nos olhos, como ceratite, pterígio, catarata e degeneração macular", afirma. "É muito importante, principalmente nessa faixa etária, o uso de óculos solares ou de grau com filtro ultravioleta."

Além dessas dicas todas, há uma mais importante: "ainda que não exista nenhum indício de doença ou incômodo de visão, o ideal é consultar um oftalmologista regularmente", finaliza.

E você, quando foi a última vez que passou com um especialista? Aproveite o Dia Mundial da Saúde Ocular e agende sua consulta.