Será que seu filho precisa de óculos?

Será que seu filho precisa de óculos?
Conheça sintomas que podem ajudar a identificar problemas oculares nas crianças

02/10/2019 | Dicas de Saúde

Todo mundo tem alguém na família – ou pelo menos algum conhecido – que usa óculos. Muitas vezes, as pessoas com algum tipo de problema de visão são crianças. Para dar uma ideia, pesquisas indicam que uma em cada cinco crianças em idade escolar sofre de problemas de visão. A questão é que, em boa parte dos casos, os pequenos não compreendem essa dificuldade para enxergar e acabam não se queixando. "As crianças não têm parâmetros para comparar a visão distorcida da boa visão, ou simplesmente têm dificuldade para interpretar que uma imagem está 'embaçada'", explica o Dr. Pedro Werner, oftalmologista da MedCal. "Isso pode levar a sérios problemas de aprendizado e até interferir na saúde do indivíduo", alerta. Mas então, como ajudar a criança a identificar um eventual problema de visão?

Nosso especialista dá algumas dicas importantes. "Os pais, professores e responsáveis devem ficar atentos a alguns sintomas de problemas oculares, quase todos refletidos em comportamentos dos pequenos", aconselha. 

Confira abaixo alguns desses sintomas:

Dificuldade de leitura

A criança com dificuldades para enxergar normalmente aproxima - ou afasta - o livro dos olhos. Por isso, fique atento se, durante uma "leitura", ela ajustar a distância entre o livro e o rosto. A dica aqui é perguntar se as figuras ou letras ficam meio embaçadas, como se tivesse uma nuvem de fumaça sobre seus olhos.

Piscamento

Observe se a criança pisca muitas vezes ao focalizar algum objeto ou durante a leitura.

Sensibilidade exagerada à luz

Em ambientes claros, a criança não consegue abrir os olhos totalmente sem que eles lacrimejem? Isso é motivo de atenção.

Terçol frequente 

O terçol, também conhecido como hordéolo ou viúvo, é uma inflamação localizada nas pálpebras, como se fosse uma espinha grande, e deve ser motivo de investigação. A região normalmente fica avermelhada e inchada. 

Dores de cabeça

Geralmente durante ou após a leitura, uso do computador, depois da aula ou ao assistir televisão, a criança com problema ocular queixa-se de dores de cabeça. Fique ligado, pois pode não ser manha.

Tonturas

A exemplo das dores de cabeça, as tonturas também podem ser frequentes durante a leitura, quando há problemas de visão.

Se a criança tem algum desses sintomas, é importante consultar um oftalmologista. Ele irá fazer exames para confirmar se existe ou não problemas de visão. E, caso seja confirmado, você provavelmente ouvirá nomes meio esquisitos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Mas não é nada com que deva se assustar. "São nomes específicos para cada problema de óculos, e todos eles, na maioria dos casos, bastante simples de solucionar", garante o Dr. Pedro Werner.

Seu pequeno tem apresentado algum desses sintomas ou se queixado de dores de cabeça frequentemente? Marque hoje mesmo uma visita ao nosso oftalmologista pelo telefone (47) 3363-6066, WhatsApp (47) 98469-1473 ou no pelo Agendamento Online.