Novembro Azul: hora de combater o câncer de próstata

02/11/2019 | Dicas de Saúde

Culturalmente, as mulheres procuram assistência médica de rotina com muito mais frequência do que os homens. Esse receio acaba prejudicando o diagnóstico precoce de doenças importantes e, como consequência, reduzindo a expectativa de vida do brasileiro. 

Para tentar mudar esse cenário, desde 2008 promove-se no Brasil o Novembro Azul, uma ação criada em conjunto pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para conscientizar os homens brasileiros sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral. “O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), torna-se mais comum após os 50 anos e é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil”, alerta o Dr. Yoann Pierre Peres, urologista da MedCal. E os números preocupam: são estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer. 

Nosso especialista aproveita o Novembro Azul para lembrar que a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens já a partir da puberdade procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. “O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos e naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com histórico familiar da doença deve começar aos 45 anos”, afirma Dr. Peres. “Os exames deverão ser realizados após uma análise individual pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente”, explica. 

É importante esclarecer que, além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas, como seu crescimento benigno, que atinge cerca de 50% de todos os homens acima de 50 anos, gerando dificuldade de micção, desconforto e prejuízo na vida social e da qualidade de vida. “Todos esses problemas podem ser tratados. E quanto antes forem diagnosticados, melhor”, garante o Dr. Peres

O homem precisa valorizar a sua saúde e conscientizar-se de que apenas ele tem o poder de melhorá-la. Tenha sempre em mente o slogan da SBU e “Seja Herói da sua Saúde”.

Aproveite este mês de conscientização para agendar uma consulta com nosso especialista pelo telefone (47) 3363-6066, WhatsApp (47) 99696-1473 ou acesse o Agendamento Online.