Você não precisa jogar tudo para o alto neste fim de ano

16/12/2019 | Dicas de Saúde

O fim do ano chegou! Você cumpriu – ainda que em partes – as metas determinadas no começo de 2019, de se cuidar mais e iniciar um estilo de vida mais saudável. Também aproveitou o inverno para fazer tratamentos rejuvenescedores e sua pele está de fato mais jovem e viçosa. Para completar o pacote, retocou as luzes e renovou o corte de cabelo para chegar lindo às incontáveis confraternizações e festas de Natal e Ano Novo. 

Muito bem, agora é hora de tomar alguns cuidados para não mandar tudo isso por água abaixo. Para ajudá-lo, separamos algumas dicas que devem facilitar a manutenção do peso, da saúde e da beleza para além do Reveillon.

1. Tente manter a alimentação saudável

Há quem diga ser impossível se alimentar de forma saudável em dezembro. Pode até parecer impossível manter essa constância no fim de ano, visto que é época de ceias fartas e comidinhas deliciosas. Mas se você parar para pensar, as refeições de Natal e Ano Novo representam apenas um pequeno percentual das refeições que você fará daqui para o fim do ano. 

Por exemplo, considerando que estamos entrando na segunda quinzena do mês, e que fazemos, em média, 4 a 5 refeições por dia, teremos 75 momentos de alimentação. Ou seja, as ceias e almoços de Natal e Ano Novo representam, no máximo, 8% dessas refeições. Será que vale a pena deixar para voltar com a alimentação saudável apenas em janeiro? Não, né?

Aproveite o efeito do calor, que é época de inibição da fome, e mantenha-se na linha. E a Dra. Júlia Oberger, endocrinologista da MedCal, dá a carta branca: “durante as festas, aproveite as deliciosas comidas. Depois, retome a rotina saudável”.

2. Regule o consumo de bebidas alcoólicas

Nesta época do ano é muito comum os happy hours da empresa, o encontro com amigos e as festividades de fim de ano. O consumo de cerveja, whisky, champagne e vinhos aumenta e com isso o excesso de calorias. “Tudo bem, pois é tempo de comemorar, mas cuidado com os excessos, evite drinks com adição de açúcar e com refrigerantes e consumir mais de 2 drinks por noite”, aconselha a Dra. Júlia.

Lembre-se de manter-se hidratado, bebendo água entre os drinks e priorizando alimentos menos calóricos para acompanhar.

3. Proteja-se do sol

Quem não quer aproveitar o recesso para quebrar um pouco o "branco escritório"? Tudo bem, mas lembre-se de evitar a exposição excessiva e proteger-se nos horários em que o sol é mais agressivo (entre 10h e 16h).

Aqui vão algumas dicas para evitar danos à pele, ao cabelo e até aos olhos:

  • Use protetor solar diariamente, mesmo na sombra
  • Proteja os cabelos e a cabeça com chapéu
  • Use óculos de sol
  • Utilize protetores térmicos nos cabelos quando for à praia ou piscina
  • Hidrate-se, hidrate-se e hidrate-se.

4. Pratique exercícios físicos

Essa época de férias é ideal para desligar a cabeça do trabalho. Caminhadas, corridas e mesmo a calmaria da academia ajudam nesse processo, além de manterem seu organismo em movimento. ”Aproveite as viagens para também fazer seus exercícios em locais diferentes, por exemplo, uma caminhada na praia, além de relaxar te ajuda a manter o peso nas férias”, diz a Dra. Júlia.

5. Descanse. O sono é valioso

As atividades nessa época do ano são intensas, e muitas vezes se prolongam noite adentro. Mas lembre-se que também é importante descansar. Aproveite para dormir pelo menos 8 horas por dia, isso é essencial para descansar e recarregar corpo e mente. Seu corpo precisa de uma trégua!

Pronto. Siga esse nosso roteirinho e comece 2020 inteiro, lindo, disposto e saudável.