Proteja a saúde mental em tempos de pandemia

Proteja a saúde mental em tempos de pandemia
Separamos algumas dicas para ajudá-lo a atravessar a pandemia

24/03/2020 | Dicas de Saúde

A pandemia do COVID-19 nos impôs um cotidiano inusitado, inesperado e, sim, um tanto preocupante. Crianças em casa, adultos trabalhando remotamente, comércio fechado, educação a distância... A tudo isso, felizmente, o ser humano tem a capacidade de se adaptar. E, com certeza, o fará

Evitar sair nas ruas e manter-se isolado em casa, longe de familiares e amigos tem se mostrado um desafio e tanto. A Dr.ª Andréa Nolli Malluta, psiquiatra da MedCal, nos faz um alerta sobre as possíveis consequências: “Estudos científicos ingleses mostraram que o período de quarentena pode agravar Transtornos de Humor como Ansiedade e Depressão, desencadear quadros de Transtorno de Estresse Pós Traumático entre outros”. 

Significa que esse efeito colateral da pandemia deve ser motivo de alerta e cuidados. O imenso volume de informações – reais e falsas – que circulam em grupos de WhatsApp e nas redes sociais, somado ao medo de contrair a doença, ao noticiário monotemático e mesmo à preocupação com potenciais perdas financeiras, pode desencadear um estado permanente de ansiedade no indivíduo.

É preciso ficar atento a mais essa questão. Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a proteger a sua saúde mental durante a pandemia do coronavírus. Juntos, logo sairemos dessa.

  • Evite o bombardeio de informações: ainda que a informação seja fundamental para a contenção da doença, acredite, você já sabe o essencial. Atualize-se uma vez ao dia. É o suficiente.
  • Mantenha a comunicação com idosos, amigos e familiares: a tecnologia é nossa aliada. É possível fazer videochamadas para matar a saudade da vovó e colocar o papo em dia.
  • Cuida do seu corpo: Pratique exercícios em casa, medite, faça alongamento e alimente-se de forma saudável.
  • Faça coisas que gosta: ouça música, leia um bom livro, assista aquele seriado que tinha ficado para depois. Ainda que você esteja trabalhando, você vai economizar o tempo do trânsito, né?
  • Tenha paciência com os idosos: eles são grupo de risco e, portanto, precisam de um isolamento ainda mais severo. Muitos, no entanto, não aceitam. É preciso calma para fazê-los entender. Seja solidário.
  • Não pare seu tratamento: não pare a medicação e procure seu médico – vale telefonar, mandar Whatsapp) se perceber piora nos sintomas.
  • Peça ajuda se precisar: caso note que está muito sobrecarregado, depressivo ou pensando em se machucar, procure seu médico, um psicólogo e mesmo o CVV (188).
  • Seja otimista: juntos, logo sairemos dessa.