Como estão as nossas crianças na quarentena? Confira dicas para lidar com os pequenos

Como estão as nossas crianças na quarentena? Confira dicas para lidar com os pequenos
Especialista fala da importância da rotina e do diálogo para atravessar bem esse momento

06/07/2020 | Dicas de Saúde

A pandemia do novo coronavírus impôs às crianças um cotidiano nunca vivido até aqui. Aulas online, família toda em casa, distância dos amigos, dos avós e primos, brincadeiras adaptadas por conta do isolamento. E como fica a saúde mental dos pequenos? E você, adulto, como tem ajudado as crianças a enfrentarem a situação?

É muito comum ouvir dos adultos ou pessoas próximas aos pequenos dizerem que eles “não entendem” e que “é melhor nem comentar sobre o assunto com eles”. A Dra. Natalia Regina Schwartz, psicóloga da MedCal, pondera essa visão. “Evidentemente, dependendo da idade da criança, precisamos adaptar a linguagem”, diz ela. “Mas é muito importante que eles compreendam o que estamos vivendo para conseguir lidar com essa situação da maneira mais saudável possível”, afirma.

Então vale a dica: é preciso sentar-se, conversar com a criança e explicar de forma lúdica, direta e objetiva sobre o que está acontecendo. “Esse com certeza é o melhor caminho para diminuir a ansiedade dos pequenos. Ouça o que elas têm a dizer, acolha todas as dúvidas e sentimentos para deixá-las mais confortáveis com a situação”, aconselha a especialista.

Para a Dra. Natalia, um dos pontos mais importantes quando falamos em quarentena é criar uma rotina. É imprescindível que a criança tenha sequência de horários para realizar suas tarefas diárias. Também é preciso entender que quarentena não são férias, e que existem sim regras e prazos a serem cumpridos. “Ouço muito no consultório que as crianças ficam somente no celular, televisão e videogame, e que os pais acabam cedendo porque eles ‘não têm o que fazer’”, conta a psicóloga. De acordo com ela, isso acontece exatamente porque não foi estabelecida uma rotina – e os meios eletrônicos podem sim fazer parte dessa rotina. “Não está proibido, mas a criança precisa entender qual o tempo estipulado para ela ficar no aparelho. E isso varia conforme a sua idade”, explica. 

Se a sua criança ainda não tem uma rotina, a sugestão é começar a traçar isso junto com ela. Você pode fazer com o que tem disponível – bastam uma folha de papel e uma caneta. Anote os horários: sono, banho, alimentação, estudos... e estipule um tempo reservado para os meios eletrônicos. Faça um acordo com a criança, pergunte se pode ser dessa forma e diga que você conta com ela!

Atenção às necessidades

Mais do que nunca, os pais precisam estar atentos às necessidades dos filhos e reservar um tempo nessa rotina para brincar e conversar com eles. “As crianças precisam se movimentar, pular, dançar e correr para gastar toda a energia que estavam acostumados na rotina original. Investir em pinturas, desenhos e contação de histórias também são meios interessantes para que eles consigam expressas seus sentimentos”, indica a Dra. Natalia.

Vale lembrar que esse é um momento delicado e por isso é preciso estar atento principalmente aos sentimentos que as crianças estão demonstrando a partir do isolamento social. “É muito importante que o adulto consiga observar os comportamentos dessa criança, especialmente aqueles que não eram apresentados antes da pandemia, como medo excessivo, choro, agressividade, irritabilidade, regressão no comportamento, timidez”, alerta a psicóloga. “É necessário avaliar com que frequência a criança está apresentando esses comportamentos e como estão influenciando sua rotina.” 

A dica da especialista é que os pais não deixem de procurar ajuda profissional caso tenham dúvidas se o comportamento do pequeno foge ao normal. 

Saúde do adulto

Para que tudo isso faça sentido, diz a Dra. Natalia, é fundamental que os pais também estejam tranquilos e saudáveis. Só assim conseguirão se conectar com as crianças. “É muito importante avaliar se existe uma tensão familiar se refletindo no comportamento da criança, e saber que os pais também podem estar fragilizados com o momento – e devem pedir ajuda profissional se estiverem em situações estressantes.”

Para ajudar a atravessar o momento, a Dra. Natália dá algumas dicas valiosas. Confira: 

  • Converse: o diálogo nesse momento é fundamental, repita quantas vezes for necessário, utilize sempre uma linguagem simples e adequada.
  • Escute seu filho: ouça o que a criança tem a dizer, acolha seus sentimentos.
  • Distraia a criança: faça algumas brincadeiras juntos, jogos de tabuleiro, pintura, quebra-cabeça.
  • Contato com familiares: faça vídeo-chamadas com pessoas com as quais a criança tem afinidade.
  • Inclua a criança em tarefas domésticas: tente incluir os pequenos em alguma tarefa de cozinhar ou arrumar a casa.
  • Respire fundo: alguns dias vão ser mais difíceis, respire fundo e compreenda que vai passar.
  • Crie tempo de qualidade: façam refeições juntos, é uma boa oportunidade para compartilhar o tempo com as crianças. 

E lembre-se: procure ajuda profissional quando sentir que a situação foge ao normal. Você pode agendar sua consulta na MedCal pelo telefone (47) 3363-6066, mensagem pelo WhatsApp (47) 98469-1473 ou no Agendamento Online.