10 dicas para espantar a rinite alérgica

10 dicas para espantar a rinite alérgica
Apesar de muito comum, a rinite alérgica pode ser evitada com alguns cuidados simples no ambiente

07/07/2020 | Dicas de Saúde

Você sabia que alguns cuidados simples no ambiente em que se vive podem minimizar expressivamente o desencadeamento da rinite alérgica? É isso mesmo. 

Essa doença, muito prevalente em nosso meio, consiste em um conjunto de sintomas, principalmente nasais, que ocorrem quando o paciente respira alguma substância que lhe dá alergia, como pó, pelos de animais ou pólen. Quando ele tem contato com essas substâncias, logo surgem a congestão nasal, espirros, coriza e coceira, entre outros sintomas frequentes – e bastante incômodos.

O diagnóstico é feito através de exame clínico e testes alérgicos, que ajudam a descobrir as substâncias alergênicas. 

A boa notícia, segundo o Dr. Adriano Caldart, médico otorrinolaringologista da MedCal, é que a doença pode ser tratada de forma bastante simples. “Alguns cuidados nos ambientes em que se vive podem ajudar a evitar o contato com as substâncias que desencadeiam o processo alérgico e, consequentemente, os sintomas da rinite alérgica”, afirma o especialista.  

Quer saber quais são esses cuidados? Confira aqui embaixo as dicas do Dr. Adriano:

  • Limpar a casa e, principalmente, o quarto com bastante frequência. Evitar o uso de vassouras e espanadores, pois eles na verdade espalham o pó pelo ambiente. Usar apenas panos umedecidos com água.
  • Manter a casa bem ventilada. Em ambientes ensolarados e com pouca umidade, é mais difícil o bolor (fungo) se desenvolver.
  • Evitar carpetes, tapetes e outros itens que facilitam o acúmulo de poeira. Prefira persianas, ao invés de cortinas de tecido e pisos de cerâmica ou madeira.
  • Retirar do quarto todos os objetos que possam juntar poeira, como almofadas, bichos de pelúcia, livros, revistas...
  • Evitar o uso de travesseiros e almofadas de penas. Escolha travesseiros e colchões de espuma inteiriça. A utilização de capas protetoras, assim como de substâncias para eliminar os ácaros do ambiente, apresentam eficácia comprovada quando aplicadas corretamente.
  • Trocar as roupas de cama pelo menos uma vez na semana. Preferir amaciantes ou produtos de passar roupas sem perfumes. Se possível, dar preferência ao uso de edredons.
  • Evitar o contato muito íntimo com cachorro e gato. Caso possua animais de estimação, se puder, mantenha-os fora de casa.
  • Evitar o uso de substâncias capazes de irritar o nariz, como perfumes, produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas e outros produto químicos com odor forte.
  • Beber muito líquido pois hidrata as mucosas e facilita a eliminação das secreções corporais.
  • Evitar utilizar muito ar-condicionado, pois ele torna o ar mais seco, favorecendo o ressecamento da mucosa nasal.

Estas são apenas algumas orientações que devem ser seguidas a fim de diminuir as crises alérgicas. Se, mesmo com elas, suas crises continuarem fortes, é importante consultar com um otorrinolaringologista. Ele irá indicar a maneira mais eficaz de combater esta doença.

E se a rinite alérgica anda incomodando, marque hoje mesmo a sua consulta com um especialista da MedCal. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem pelo WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.