Novembro Azul: prevenir o câncer de próstata é dever de todos

Novembro Azul: prevenir o câncer de próstata é dever de todos
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens; exames preventivos podem fazer a diferença

01/11/2020 | Dicas de Saúde

Foi-se o tempo em que os homens deixavam a saúde de lado. De alguns anos para cá, de fato, eles têm procurado assistência médica de rotina com um pouco mais de frequência. No entanto, ainda é preciso fazer crescer a conscientização sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O receio de procurar os médicos antes que algum problema aconteça ainda prejudica o diagnóstico precoce de doenças importantes e, como consequência, reduz a expectativa de vida do brasileiro. 

Para tentar mudar isso, desde 2008 promove-se no Brasil o Novembro Azul, uma ação criada em conjunto pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para conscientizar os homens sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral. 

Os números no Brasil preocupam: estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. “O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), torna-se mais comum após os 50 anos e é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil”, alerta o Dr. Yoann Pierre Peres, urologista da MedCal. 

Nosso especialista aproveita o Novembro Azul para lembrar que a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens já a partir da puberdade procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. “O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos e naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com histórico familiar da doença deve começar aos 45 anos”, afirma Dr. Peres. “Os exames deverão ser realizados após uma análise individual pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente”, explica. 

É importante esclarecer que, além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas, como seu crescimento benigno, que atinge cerca de 50% de todos os homens acima de 50 anos, gerando dificuldade de micção, desconforto e prejuízo na vida social e da qualidade de vida. “Todos esses problemas podem ser tratados. E quanto antes forem diagnosticados, melhor”, garante o Dr. Peres

O homem precisa valorizar a sua saúde e conscientizar-se de que apenas ele tem o poder de melhorá-la. E as mulheres podem ajudar nessa campanha, mesmo que seja apenas lembrando o filho, o namorado, o marido, o vizinho, o tio, o amigo sobre a importância da prevenção.

Aproveite este mês de conscientização para agendar uma consulta com nosso especialista. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem pelo WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.