Dezembro Laranja: mês de prevenção ao câncer de pele

Dezembro Laranja: mês de prevenção ao câncer de pele
Conscientização deve começar na infância

04/12/2020 | Dicas de Saúde

Dezembro chega pintado de laranja para lembrar a importância da prevenção ao câncer de pele. Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dezembro Laranja. E a MedCal novamente abraça essa causa.

Você sabia que o câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano? Apesar da alta incidência, quando descoberto no início, ele tem mais de 90% de chance de cura. Por isso é tão importante ficar de olho aos sinais e, mais do que isso, prevenir a doença.

Este ano, crianças e adolescentes são porta-vozes da campanha de prevenção. A ideia é abordar o tema de forma didática e descomplicada, mostrando a importância de não subestimar a doença e de levar em consideração medidas de fotoproteção desde a infância.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, os números de câncer de pele no Brasil foram preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença no ano. Já o câncer de pele melanoma teve 8,4 mil casos novos. 

"Os hábitos de exposição solar na infância são capazes de influenciar tanto no envelhecimento quanto no desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante que os pequenos tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da pele a partir de hábitos de fotoproteção. Isso inclui o uso de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, dar preferência à sombra, evitar a exposição solar entre 9h e 15h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água", sugere a Dra. Daniela Zanardi, dermatologista de MedCal.

Mais sobre o câncer de pele

Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. 

Previna-se

A exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença. Para prevenir o câncer da pele, a Dra. Daniela sugere que as pessoas:

  • Se examinem com regularidade;
  • Consultem um dermatologista periodicamente, especialmente em caso de suspeita;
  • Examinem familiares (os cânceres podem surgir em regiões de difícil acesso);
  • Usem protetor solar regularmente (ou proteger-se da exposição ao sol), mesmo em dias frios e nublados;
  • Evitem exposição ao sol entre as 9h e as 15h;
  • Utilizem chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo;
  • Mantenham uma boa hidratação corporal.

Saiba como a doença pode se manifestar e fique atento:

  • Aparecimento de pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso);
  • Surgimento de ferida que não cicatriza.

Essas dicas todas são supervaliosas, mas vale lembrar que o autoexame não substitui a ida ao médico dermatologista. A melhor forma de evitar a doença é a prevenção!

Participe conosco desse movimento. Cubra-se de laranja você também! Lembre os amigos e marque hoje mesmo a sua consulta. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.