Covid-19 e suas implicações cardiovasculares

Covid-19 e suas implicações cardiovasculares
Especialista alerta para importância de avaliação cardiológica pós-Covid.

18/02/2021 | Dicas de Saúde

A Covid-19 é uma doença muito recente, cuja evolução e consequências para o corpo humano ainda estão sendo desvendadas por médicos, estudiosos e pesquisadores. O que já se sabe, no entanto, é que ela pode agravar problemas em pacientes com antecedentes de doenças cardiovasculares, bem como desencadear arritmias ou outras sequelas às quais é preciso ficar atento e acompanhar.

O Dr. Tiago Bueno da Silveira, cardiologista da MedCal, afirma que já se identificou até aqui, tomando por base pacientes infectados pelo coronavírus, que as comorbidades cardiovasculares podem ser frequentes, principalmente naquelas pessoas que evoluíram com necessidade de internação. "Estudos apontam para uma incidência de até 40% entre pacientes com casos mais graves da Covid-19", analisa.

Nosso especialista alerta para a necessidade de acompanhamento e uma avaliação cardiológica em pacientes que testaram positivo para a Covid-19. "É interessante que esses pacientes façam um acompanhamento e exames para descartar eventuais sequelas antes de retomar suas atividades físicas mais intensas, por exemplo", aconselha o Dr. Tiago. "Todos os pacientes com Covid-19 são passíveis de ter comprometimento cardiológico. Pode depender de antecedentes pessoais, resposta inflamatória e outras características. Por isso, uma avaliação se torna indicada no pós-Covid."

Se você venceu a Covid-19 ou mesmo se não contraiu a doença, marque hoje mesmo a sua consulta com o Dr. Tiago. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.