Sem efeitos colaterais, ultrassonografia é importante aliada na prevenção a doenças

Sem efeitos colaterais, ultrassonografia é importante aliada na prevenção a doenças
Método é indicado em check-ups e ajuda a diagnosticar problemas precocemente.

30/03/2021 | Dicas de Saúde

A ultrassonografia é um importante aliado dos médicos na prevenção a incontáveis tipos de doenças, além do acompanhamento do desenvolvimento de bebês ainda em estágio gestacional. Isso é o que nos explica neste post a Dra. Gerusa Werlang Rizzi, médica radiologista da MedCal.

Ela conta que a ultrassonografia, também conhecida como ecografia (eco = repetição do som + grafia = registro), é um exame de imagem realizado por um transdutor que emite ondas sonoras, que ao atravessarem os tecidos dos órgãos estudados, retornam em forma de ecos e, assim, se tem imagens instantâneas durante o exame. "Por oferecer imagens de boa qualidade, não utilizar radiação nem tampouco causar efeitos colaterais, o exame de ultrassom é um excelente aliado na prevenção de doenças", explica a Dra. Gerusa.

Além da forma preventiva, principalmente em crianças e gestantes, o uso desse método é muito utilizado para o diagnóstico de doenças. "Estamos falando de um exame indolor, prático e acessível", completa a especialista.

A Dra. Gerusa assegura que não há restrição para a frequência desse tipo de exame. "Ele pode – e deve – ser feito de acordo com a necessidade médica", afirma.

Alguns exemplos de doenças facilmente diagnosticadas pelo ultrassom incluem esteatose hepática (gordura no fígado), doenças da vesícula biliar, cálculos renais, nódulos mamários, alterações nos músculos e tendões, dentre outros. O método também é aliado do acompanhamento do desenvolvimento de crianças e adolescentes, especialmente de meninas perto de chegar à puberdade.

Checkup

Este exame faz parte do protocolo de Check-up disponível na MedCal. A clínica oferece uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos, de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. "O principal objetivo é prevenir problemas de saúde e diagnosticar doenças ainda não manifestadas", explica a Dra. Gerusa. “Prevenir é sempre o melhor caminho.”

Se você já tem a indicação, você pode agendar o seu exame de ultrassom aqui na MedCal. Se quiser saber mais sobre esse procedimento ou a respeito dos Check-ups disponíveis, fale conosco. A clínica tem seguido uma série de protocolos para garantir a segurança de nossos pacientes nessa época de pandemia. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1473.