Vacina contra a gripe já está disponível na MedCal; conheça alguns cuidados

Vacina contra a gripe já está disponível na MedCal; conheça alguns cuidados
Clínica oferece ambiente seguro contra a Covid-19

19/04/2021 | Dicas de Saúde

O inverno está se aproximando e traz com ele uma série de doenças respiratórias, além da gripe. A vacina contra a gripe – ou Influenza – já está disponível na MedCal. 

Estamos no meio da pandemia da Covid-19. Felizmente, a vacinação contra o coronavirus segue sua agenda no Brasil, mas isso tem despertado nos pacientes dúvidas sobre a relação entre as vacinas contra gripe e contra a Covid-19. 

Muitos pacientes nos perguntam se a vacina contra a gripe ajuda a proteger contra o Coronavírus. A resposta é não. No entanto, ela uma forma de proteção contra doenças respiratórias, ajuda a diminuir a incidência de infecção contra a Influenza, e está associada com a redução de número de mortes por doenças respiratórias, assim como com menor incidência de internações hospitalares. "E aí, numa espécie de espiral positiva, também se reduz a procura por atendimento em prontos socorros e, consequentemente, o menor risco de transmissão de doenças, incluindo a COVID-19”, explica o Dr. Ricardo Zimmermann, Infectologista da MedCal Vacinas.

O Dr. Ricardo nos ajudou a responder a algumas dúvidas importantes dos pacientes. Confira.

Quem pode tomar a vacina da gripe?

O ideal é que toda a população se vacine contra a gripe, principalmente as pessoas mais vulneráveis: gestantes, crianças (a partir de seis meses), pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, asma, diabetes e aqueles incluídos nos grupos de risco para o coronavírus. A recomendação também se estende para pacientes que estão em quimioterapia, radioterapia, pós-operatório ou qualquer outro tipo de tratamento oncológico.

Tomei vacina contra Covid. Posso tomar a da gripe?

Como a vacina da Covid-19 ainda está em estudos em relação a eventos adversos, por precaução, recomenda-se um intervalo de pelo menos 15 dias entre a sua aplicação e a de demais vacinas.

Posso me vacinar com febre?

A indicação, tanto para crianças quanto para adultos, é esperar a febre passar para realizar a vacinação. Isso é importante para diferenciar sintomas de manifestação de alguma doença com possíveis efeitos colaterais da vacinação. Cessando o quadro febril, a vacina pode ser aplicada.

Segurança na vacinação

Para evitar aglomerações e filas, você pode optar por tomar a vacina contra a gripe em clínicas especializadas, como a MedCal Vacinas. Esses espaços também são indicados para aqueles que não se enquadram nos grupos vacinados pelo sistema público de saúde.

O atendimento na MedCal segue todos os protocolos de segurança e atualmente a vacinação ocorre com hora marcada.

Para saber mais, entre em contato conosco pelos telefones (47) 3363-6066 / 9.9696-8174 (WhatsApp). Não deixa para amanhã. Previna-se hoje mesmo.