Posso contrair o coronavírus através dos olhos?

Posso contrair o coronavírus através dos olhos?
Conheça dicas para reduzir as chances de contaminação pelos olhos

28/04/2021 | Dicas de Saúde

Muita gente pergunta se é possível contrair o coronavírus pelos olhos? Infelizmente a resposta é sim. Tanto é que vemos muitos alertas de prevenção à Covid-19 sugerindo que não se leve as mãos sujas aos olhos.

O Dr. Pedro Paulo Werner, oftalmologista da MedCal, explica que vírus pode entrar no organismo pelos olhos, da mesma forma que pela boca ou nariz. "Quando alguém com coronavírus tosse, espirra ou fala, as partículas contendo o vírus podem ser inaladas ou podem alcançar o seu rosto e usar os olhos como canal de acesso ao organismo", afirma. Outra maneira de se infectar é tocando os olhos com as mãos contaminadas pelo coronavírus. 

Alguns cuidados ajudam a minimizar as chances de contaminação pelos olhos. "Proteger os olhos - bem como as mãos, nariz e boca - pode retardar a propagação do coronavírus", assegura o Dr. Werner

Conjuntivite

O especialista alerta que também é possível que o coronavírus cause uma conjuntivite (olhos vermelhos, ardência ou dor ocular, secreção e/ou prurido). Mas ele explica que é raro e, por isso, não é preciso entrar em pânico. "Basta ligar para a clínica de seu oftalmologista e seguir suas instruções de atendimento. Lembre-se de que a conjuntivite pode ser causada por um vírus ou bactéria e pode se espalhar se alguém tocar na secreção ou lágrima dos olhos, ou tocar em objetos contaminados pela secreção", afirma. "Aqui também a precaução é lavar e desinfetar as mãos e não compartilhar toalhas, xícaras ou utensílios com outras pessoas."

O Dr. Werner ajudou a preparar uma lista de dicas para manter os olhos seguros e saudáveis em tempos de surto da Covid-19. Antes, porém, ele lembra que as precauções já conhecidas continuam valendo: lavar muito as mãos, higienizá-las com álcool em gel 70%, seguir uma boa higiene das lentes de contato e evitar tocar ou esfregar o nariz, a boca e principalmente os olhos.

1. Se você usa lentes de contato, considere mudar para óculos por um tempo

Embora não haja evidências de que o uso de lentes de contato aumenta o risco de infecção por coronavírus, os usuários de lentes de contato tocam mais os olhos do que a média das pessoas. Considere usar óculos com mais frequência, especialmente se você costuma tocar muito os seus olhos quando está com lentes de contato.

2. O uso de óculos pode adicionar uma camada de proteção

Lentes corretivas ou óculos de sol podem proteger seus olhos de gotículas respiratórias infectadas. Mas lembre-se: eles não fornecem 100% de segurança. O vírus ainda pode atingir seus olhos

pelas laterais expostas, parte superior e inferior dos óculos. Se você estiver cuidando de um doente ou pessoa potencialmente exposta ao coronavírus, os óculos de segurança podem oferecer uma melhor proteção.

3. Evite esfregar os olhos

Pode ser difícil quebrar esse hábito natural, mas isso diminuirá o risco de infecção. Olhos secos podem causar mais fricção, então considere adicionar colírios lubrificantes à sua rotina de cuidados com os olhos. Se você tiver que tocar os olhos por qualquer motivo - mesmo para administrar colírios - lave as mãos primeiro com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Após tocar os olhos, lave-as novamente.

4. Pratique higiene segura e distanciamento social

Use máscara. Lave muito as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, higienize-as com álcool em gel 70%. Siga uma boa higiene das lentes de contato. E evite tocar ou esfregar seu nariz, boca e olhos.

Prevenir continua sendo o melhor remédio. E se você tiver qualquer dúvida sobre seus olhos ou visão, marque sua consulta com nosso oftalmologista. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.