Mito ou verdade: desvendamos 10 dúvidas comuns em tratamentos ortodônticos

Mito ou verdade: desvendamos 10 dúvidas comuns em tratamentos ortodônticos
Especialista da MedCal ajuda a responder principais dúvidas dos pacientes

23/06/2021 | Dicas de Saúde

Será que vai doer? Vai inchar? Vou ficar muito tempo de aparelho? Os dentes vão entortar de novo? Estas são apenas algumas das inúmeras dúvidas que os pacientes da MedCal costumam ter antes de iniciar um tratamento ortodôntico. Com base nelas – e com a ajuda do Dr. Gustavo Zanardi, ortodontista da MedCal –, desvendamos alguns mitos e verdades sobre o uso de aparelhos. Confira!

1 - Aparelho ortodôntico causa cáries?

MITO. Por si só o aparelho não causa cáries. O que de fato provoca cáries é a falta de higienização dos dentes, especialmente a não utilização de fio dental, durante o tratamento.

2 - Os dentes podem voltar a ficar tortos depois de um tempo sem aparelho.

VERDADE. Isso pode acontecer porque as fibras de ligamento periodontal, que ligam as raízes dos dentes ao osso, possuem uma espécie de memória e, se a fase de contenção não for bem conduzida, os dentes retornam ao lugar original. Por isso a última – e talvez mais importante – fase do tratamento não pode ser negligenciada. Os dispositivos de contenção ajudam a evitar que o movimento natural aconteça depois do tratamento.

3 - Usar aparelho ortodôntico é sempre muito dolorido.

MITO. O tratamento ortodôntico não é nenhuma tortura. A evolução dos materiais e técnicas, associada a forças leves e intervalos adequados entre as consultas, pode resultar num tratamento praticamente indolor. O desconforto leve passa logo que o paciente se acostuma ao uso do aparelho, o que costuma acontecer em poucos dias.

4 - A manutenção do aparelho só pode ser feita no consultório.

VERDADE. Somente o ortodontista sabe como e quando a manutenção deve ser feita. Fuja de propagandas enganosas, milagrosas ou tratamentos com não especialistas.

5 - Aparelho estético é menos eficiente.

MITO. Aparelhos estéticos são tão eficientes quanto todos os outros. A eficiência e eficácia do tratamento está associada à capacidade e conhecimento do seu ortodontista, e não ao tipo do aparelho. Isso vale para todos, inclusive os alinhadores transparentes e aparelhos linguais.

6 - O paciente é responsável pela qualidade do próprio tratamento.

VERDADE. O paciente é muito responsável pela qualidade do tratamento. O resultado final está diretamente relacionado ao seu grau de colaboração ao longo do tratamento, nos mais diversos aspectos. O comparecimento regular, a higiene adequada, os cuidados para não quebrar o aparelho, a compromisso no uso de alinhadores, elásticos e outros dispositivos removíveis, entre outros fatores, dependem exclusivamente do paciente e impactam diretamente o resultado do tratamento.

7 - O tratamento ortodôntico é mais rápido com aparelho autoligado.

MITO. Os dentes não sabem se estão sendo movimentados por um ou outro tipo de aparelho. Na verdade, eles respondem a estímulos físicos e biológicos. Significa, em teoria, que os tempos de tratamento deveriam ser os mesmos independentemente do aparelho utilizado. Na prática, encontramos diferenças por inúmeras variáveis, incluindo: a idade do paciente, condições periodontais, grau de movimentação dentária que será realizada, etc. O tempo depende muito mais de um bom planejamento e da habilidade do ortodontista em executá-lo com o aparelho escolhido do que com o tipo de aparelho propriamente dito.

8 - É possível tratar qualquer caso com alinhadores transparentes.

VERDADE. Há uma crença de que esse tipo de aparelho serve apenas para tratar casos mais simples, mas não é verdade. Seu uso depende da experiencia do ortodontista com essa técnica. Aparelhos como o Invisalign estão no arsenal dos bons ortodontistas.

9 - Para utilizar aparelho fixo sempre é necessário extrair dentes.

MITO. De fato, há casos específicos em que a extração dentária é necessária, mas ela não é regra e depende de uma criteriosa análise clínica e radiográfica, bem como da aceitação por parte do paciente.

10 - Aparelhos ortodônticos melhoram as funções no corpo.

VERDADE. O primeiro benefício de um bom tratamento ortodôntico é a melhora da mordida e, consequentemente, da mastigação. Como esta representa o primeiro passo do processo de digestão alimentar, isso pode levar à melhora em diversos quadros de problemas estomacais. Além disso, crianças e adultos com problemas respiratórios relacionados à boca conseguem uma grande melhora na função respiratória depois de usar aparelhos ortodônticos. Problemas como apneia do sono e ronco podem ser corrigidos de maneira eficiente e definitiva através de um tratamento orto-cirúrgico.

Ainda ficaram dúvidas? Marque hoje mesmo uma consulta com o Dr. Gustavo Zanardi. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1709 ou acesse o Agendamento Online.