MITOS E VERDADES SOBRE OFTALMOLOGIA

MITOS E VERDADES SOBRE OFTALMOLOGIA
Crendices populares estão presentes em diversos ambientes da nossa vida, especialmente quando se trata de saúde.

07/10/2021 | Dicas de Saúde


As crendices populares estão presentes em diversos ambientes da nossa vida, especialmente quando se trata de saúde. Desde a infância somos ensinados a não fazer muitas coisas para o bem da nossa saúde, mas na maioria das situações sequer conhecemos o real motivo das recomendações.

No que se refere à visão, você com certeza já ouviu muitos conselhos como: nunca leia com pouca luz; tire as lentes de contato ao viajar de avião; evite ficar perto do computador ou da TV para não prejudicar a vista; entre outros. Esses são alguns dos mitos mais comuns reproduzidos no dia a dia, embora haja razões médicas que controvertem tais informações.

Dr. Pedro Werner, oftalmologista da Medcal Saúde, ajudou a preparar uma lista dos principais mitos e verdades para que você saiba como cuidar da sua saúde ocular.


  • Ler com o texto muito próximo dos olhos prejudica a visão?

Mito. Ler com os olhos muito próximos de qualquer texto não prejudica a visão, mas quem faz isso necessita de exame oftalmológico para saber se há algum distúrbio visual que precisa ser corrigido.  


  •  Dor de cabeça pode ser sinal de que preciso de óculos? 

Verdade. As dores de cabeça por causas oftalmológicas têm características próprias e se resolvem com a correção do grau: miopia, astigmatismo, presbiopia e, principalmente, hipermetropia.


  •  Quem usa óculos não pode doar as córneas?

Mito. A miopia, hipermetropia e o astigmatismo não impedem a doação de córneas. Doenças e cirurgias oculares e algumas doenças sistêmicas contra-indicam a doação.


  •  Usar os óculos de outra pessoa faz mal?

Verdade. Os óculos são objetos pessoais, feitos sob medida. Usar os de outra pessoa pode causar dor de cabeça, enjôo, tontura e fadiga ocular.


  •  Não usar os óculos faz o grau aumentar?

Mito. Usar ou não usar os óculos não interfere na progressão do grau. É importante usar para enxergar melhor, para evitar dores de cabeça e até para o desenvolvimento visual na criança.


  • O astigmatismo só é corrigido com óculos ou lentes de contato?

Mito. Assim como a miopia e a hipermetropia, o astigmatismo também pode ser corrigido com a Cirurgia Refrativa a Laser ou até mesmo com o implante de lentes intra-oculares.


  • Olhos claros enxergam menos e são mais sensíveis à luz que olhos escuros? 

Mito e verdade. A capacidade visual não está relacionada com a cor da íris. A quantidade de luz que entra nos olhos é maior nos de cor clara e menor nos de cor escura. Assim quem tem olhos claros tende a ter mais sensibilidade à luz (fotofobia) mas isso não significa que veja menos do que quem tem olhos escuros.


  • Comer cenoura faz bem para os olhos?

Mito. A vitamina A é abundante na cenoura, e é importante para os fotorreceptores dos olhos (células que captam a luz e transforma em visão). Mas a vitamina A não tem como sua única fonte a cenoura, e faria diferença apenas em sua ausência excessiva no corpo. Antioxidantes como luteína e zeaxantina presente em ovos, folhas verdes e algumas frutas também contribuem com a saúde ocular.


Não acredite em tudo que você ouve. Consulte sempre um especialista (aquele profissional que possui RQE, registro de qualificação de especialista junto ao CRM).

E se você tiver qualquer dúvida sobre seus olhos ou visão, marque sua consulta com nosso oftalmologista. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem pelo WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.