Cirurgia Refrativa

Cirurgia Refrativa
Uma forma segura e eficiente para se livrar dos óculos

21/05/2019 | Dicas de Saúde

Estatísticas recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 30% da população com até 40 anos de idade necessita – ou precisará – usar óculos ou lentes para corrigir erros de visão conhecidos como refração, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Com os avanços da medicina oftalmológica e a capacitação dos médicos especialistas, a cirurgia refrativa corneana transformou-se em uma excelente alternativa para corrigir de maneira definitiva esses problemas de visão. Além disso, tornou-se economicamente mais viável do que alguns anos atrás.

Mas será que essa técnica funciona para qualquer caso? Há indicações específicas? Quem pode realizar a cirurgia refrativa?

Com a ajuda do oftalmologista Dr. Pedro Werner, da MedCal, especialista em cirurgia refrativa, tentamos responder aqui embaixo a algumas das principais dúvidas mais comuns sobre o procedimento.

Como é feita a cirurgia?

O olho do paciente é anestesiado com colírio, usamos um aparelho que se chama Excimer Laser, que faz uma alteração na superfície ou em camadas da córnea do paciente, alterando a curvatura da córnea e corrigindo assim o grau de cada um dos seus olhos. É uma cirurgia indolor e dura de 10-12 minutos, para realização em ambos os olhos.

Quem pode fazer essa cirurgia?

O paciente deve ter, no mínimo, 18 anos, e ter o grau estabilizado. Suas córneas devem ser normais (córneas não muito finas, muito curvas ou muito planas, por exemplo). O exame minucioso realizado pelo médico oftalmologista, somado a exames complementares, vai determinar se paciente está apto à cirurgia refrativa e ajudar a definir qual a melhor técnica cirúrgica.

A cirurgia pode ser feita em pessoas com o grau baixo?

Geralmente, a cirurgia pode ser realizada em pessoas com mais de um grau de miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Mas, sempre é necessário avaliar cada caso.

Quem tem dois problemas, como miopia e astigmatismo, por exemplo, pode fazer a cirurgia?

Sim. É possível corrigir dois erros de refração pela cirurgia refrativa, sempre respeitando os limites de grau.

Nunca mais vou precisar usar óculos?

Quando o paciente é operado antes dos 40 anos, fica praticamente independente dos óculos até essa idade. Isso acontece porque, após os 40 anos acontece a chamada presbiopia, que é a necessidade de óculos para perto, mesmo que a visão de longe continue boa. A cirurgia refrativa a laser também serve para corrigir a presbiopia. Se o paciente usa óculos para longe e perto (multifocal e/ou bifocal) também pode se beneficiar com a cirurgia refrativa.

Quer saber mais sobre esse procedimento corretivo? Agende hoje mesmo uma consulta com nosso especialista, Dr. Pedro Werner, pelo site da MedCal ou através do telefone (47) 3363-6066.