Vacina contra a gripe: por que é importante tomar durante a crise do coronavírus

Vacina contra a gripe: por que é importante tomar durante a crise do coronavírus
Vacina protege sistema imunológico e ajuda a reduzir a procura por prontos socorros

13/05/2020 | Dicas de Saúde

Muitos pacientes nos perguntam se a vacina contra a gripe ajuda a proteger contra o Coronavírus. A resposta é não. Infelizmente ainda não há imunização para a COVID-19. No entanto, a vacina contra a gripe é uma forma de proteção contra doenças respiratórias.

A vacina é uma forma de diminuir a incidência de infecção contra a Influenza. Ela está associada com a redução de número de mortes por doenças respiratórias, assim como com menor incidência de internações hospitalares. "E aí, numa espécie de espiral positiva, também se reduz a procura por atendimento em prontos socorros e, consequentemente, o menor risco de transmissão de doenças, incluindo a COVID-19”, explica o Dr. Ricardo Zimmermann, Infectologista da MedCal Vacinas

Segundo ele, o ideal é que toda a população se vacine contra a gripe, principalmente as pessoas mais vulneráveis: gestantes, crianças, pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, asma, diabetes e aqueles incluídos grupos de risco para o coronavírus. A recomendação também se estende para pacientes que estão em quimioterapia, radioterapia, pós-operatório ou qualquer outro tipo de tratamento oncológico.

Segurança na vacinação

Para evitar aglomerações e filas, você pode optar por tomar a vacina contra a gripe em clínicas especializadas, como a MedCal Vacinas. Esses espaços também são indicados para aqueles que não se enquadram nos grupos vacinados pelo sistema público de saúde.

Mitos e verdades

Uma série de mitos e verdades ronda o tema da vacinação contra a gripe. Se você tem dúvidas, confere aqui este post que publicamos em nosso blog recentemente.

Saiba mais

A vacina Tetravalente já está disponível na MedCal Vacinas. Ela protege contra os vírus H1N1, H3N2 e outros dois tipos da influenza B. Para saber mais, entre em contato conosco pelos telefones (47) 3363-6066 / 99696-8174 (WhatsApp). Não deixa para amanhã. Previna-se hoje mesmo.