Saiba o que é e por que a puericultura é tão importante na vida das crianças

Saiba o que é e por que a puericultura é tão importante na vida das crianças
Ciência praticada por pediatras consiste no acompanhamento próximo dos pequenos

05/10/2020 | Dicas de Saúde

Você sabe o que é a puericultura, como ela funciona e por que é tão importante na vida das crianças? É sobre isso que falaremos hoje, com a ajuda da Dra. Renata Araújo Alves, pediatra da MedCal. 

Antes de mais nada, vale explicar que a puericultura é a ciência que reúne noções e técnicas com o objetivo de favorecer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças, desde o período da gestação até a puberdade. A sua prática se dá através do acompanhamento frequente do crescimento dos pequenos.

“Ela atua no período da vida em que ocorre o maior desenvolvimento do ser humano. Com o acompanhamento frequente, avalia-se o crescimento e desenvolvimento das crianças, promovendo a saúde, reduzindo a prevalência de doenças e ajudando as crianças a se desenvolverem, permitindo que alcancem todo seu potencial genético e intelectual”, explica a Dra. Renata, lembrando que os fatores envolvidos no crescimento e no desenvolvimento das crianças têm impacto em toda a sua vida. 

Avaliação nutricional

Outro tópico de fundamental importância na puericultura, especialmente nos dias atuais, é a avaliação nutricional. “Após o parto, o apoio à amamentação é primordial. É um dos principais desafios, tanto da mãe quanto do bebê, mas seu benefício é indiscutível”, garante. Ela explica que, quando a oferta do leite materno não é possível, qualquer que seja o motivo, a adequação da dieta deve ser individualizada e apoiada. A introdução alimentar após o período de aleitamento também merece atenção e orientação, pois é a partir dessa idade que a criança cria seus futuros hábitos alimentares. “Suplementação vitamínica conforme a necessidade também é avaliada individualmente durante o acompanhamento da criança”, acrescenta.

Vacinação

Na puericultura a vacinação também é monitorada. Conforme a criança cresce e se desenvolve, também ocorre o aperfeiçoamento do seu sistema imunológico, e a imunização através das vacinas é um elemento importantíssimo para prevenção de doenças recorrentes durante a infância e a vida adulta. 

O acompanhamento das crianças é essencial, bem como a imunização e não devem ser adiados mesmo durante períodos mais delicados, como o de pandemia que atravessamos agora. “Ao contrário do que muitos imaginam, as medidas de prevenção da infecção devem ser respeitadas para redução de riscos às crianças e aos familiares”, explica. 

Outros acompanhamentos

Outros pontos avaliados nas consultas das crianças são a adequação do sono, a prevenção de acidentes, hábitos fisiológicos – urinários e intestinais – e históricos gestacional, neonatal e patológico para prevenção de possíveis riscos ao bem-estar do paciente.

“O acompanhamento periódico permite que qualquer alteração do padrão possa ser diagnosticada prontamente, evitando maiores danos à saúde da criança”, diz a Dra. Renata. “Daí tamanha importância da puericultura.”

Se você está grávida ou já tem criança pequena em casa, faça esse importante acompanhamento com um pediatra de confiança. Agende sua consulta pelo telefone (47) 3363-6066, através do WhatsApp (47) 98469-1473 ou pelo Agendamento Online.