Entenda a vacinação em pacientes reumatológicos

Entenda a vacinação em pacientes reumatológicos
A vacinação ainda é o melhor meio de se proteger contra diversas doenças

26/02/2021 | Dicas de Saúde

O início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil nos traz muita esperança. Ao mesmo tempo, alerta para a necessidade de manter atualizada a sua carteirinha de vacinação, respeitando, é claro, os pontos de atenção relacionados aos pacientes com doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus, vitiligo, psoríase, entre outras.

O Dr. Filipe Mello, reumatologista da MedCal, destaca que as vacinas são de fato o meio mais eficaz e seguro de se proteger contra diversas doenças. Daí a importância de estar em dia com elas. 

Ele explica que as vacinas são obtidas a partir do próprio vírus ou bactéria nas formas atenuada (enfraquecida) ou inativada (morta), estimulando o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses inimigos. Normalmente, pacientes que utilizam medicamentos imunossupressores não podem fazer uso de qualquer vacina com vírus vivo. Já as demais não causam efeitos colaterais preocupantes.

"Portadores de doenças reumatológicas autoimunes possuem muito mais chances de infecções, tanto pelo seu sistema imunológico enfraquecido, quanto pelas medicações que tratam a doença (imunossupressores)", diz o Dr. Filipe. "De maneira geral, as vacinas com microrganismos vivos/atenuados (ex. febre amarela, tríplice viral e varicela) devem ser evitadas em pacientes com doença ativa e que faz uso de imunossupressores. As demais, que utilizam formas inativadas dos vírus, incluindo a do coronavírus, devem sim ser tomadas também por esses pacientes", avalia. 

Mas atenção: a indicação deve sempre vir de seu médico, que fará a recomendação com base no grau de atividade da doença ou o tipo de imunossupressor utilizado.

Se você ainda tem qualquer tipo de dúvidas, marque hoje mesmo a sua consulta com o Dr. Filipe. Ligue para (47) 3363-6066, envie mensagem através do WhatsApp (47) 98469-1473 ou acesse o Agendamento Online.

E a sua carteira de vacinação, está atualizada? Agende seu horário na MedCal Vacinas, através do WhatsApp (47) 99696-8174, e coloque todas as proteções em dia. Assim, quando chegar a sua vez de receber a vacina da Covid-19, já estará imunizado contra as demais doenças.