Por que a microscopia é tão importante para o sucesso dos tratamentos de endodontia?

Por que a microscopia é tão importante para o sucesso dos tratamentos de endodontia?
Técnica assegura mais precisão e segurança ao tratamento de canal

13/01/2020 | Informativo

Recentemente, falamos um pouco aqui no blog sobre algumas das especialidades existentes dentro da odontologia. Uma delas é a endodontia, que trata o dente internamente, curando lesões e doenças da polpa (o nervo) e da raiz do dente – é o popularmente conhecido tratamento de canal. Cada planejamento e tratamento endodôntico representa um desafio diferente para esses especialistas, já que cada dente possui uma anatomia interna complexa e única, demandando alto grau de precisão nos procedimentos. 

Hoje, a ciência é aliada desses profissionais. Diversas técnicas inovadoras surgiram para superar os desafios das variações anatômicas presentes nos sistemas de condutos radiculares (canais dentários), possibilitando uma descrição e visualização mais efetiva do campo operatório.

Uma delas é a microscopia. “Bastante difundida, quando aplicada por especialista capacitado, a técnica permite uma detecção aprimorada do sistema de canais radiculares e de suas variações anatômicas, além de assegurar maior precisão e segurança ao tratamento a ser realizado”, explica o Dr. João Paulo Carvalho, endodontista da MedCal.

De acordo com estudiosos, o uso do microscópio clínico em tratamentos endodônticos possibilita a detecção de canais que normalmente não seriam reconhecidos e tratados na ausência de uma ampliação aprimorada – ou de radiografias panorâmicas convencionais. (RAMPADO et al., 2004 ; SONG et al. 2011).

Além disso, as inúmeras vantagens da microscopia incluem a magnificação, que pode auxiliar clinicamente na localização de canais calcificados, identificar istmos, auxiliar na remoção de núcleos intra-articulares e de instrumentos fraturados, na detecção de microfraturas e trincas, entre outras.

Os especialistas afirmam que a taxa de sucesso no tratamento de perfurações aumenta consideravelmente com o controle minucioso do procedimento. Segundo eles, as vantagens trazidas pelo uso do microscópio clínico ainda incluem:

  • Melhora na iluminação do campo operatório, permitindo visualização de detalhes clínicos;
  • Melhora na qualidade e na precisão do tratamento clínico;
  • Segurança nos procedimentos endodônticos; 
  • Conforto do profissional ao realizar os procedimentos devido à posição e melhor campo de visualização; 
  • Possibilidade de efetuar registros fotográficos e de vídeos.

Todos esses benefícios indicam que o uso do microscópio operatório garante tratamentos endodônticos de excelência. “ É isso que entregamos aos pacientes na MedCal, já que a clínica conta com equipamentos deste tipo, certificados e disponíveis para uso”, afirma Dr. João Paulo.

Agende hoje mesmo a sua consulta com nossos especialistas. O time multidisciplinar de odontologistas pode fazer uma avaliação minuciosa e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. Seja ele qual for, na MedCal uma coisa é certa: você será atendido por profissionais capacitados nas mais modernas tecnologias e equipamentos disponíveis no mercado.